As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.199

Résumé

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir, a partir das representações dos formadores de professores, as práticas de formação desenvolvidas com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e à promoção do seu uso, durante o processo de formação dos futuros professores. É um estudo descritivo e interpretativo centrado nos formadores de duas instituições públicas do Ensino Superior que formam professores em Portugal. Atendendo ao objetivo foram realizadas vinte entrevistas semidiretivas. Os resultados mostram que os formadores manifestam discursivamente preocupação em usá-las e em consciencializar os futuros professores para o seu uso pedagógico, mas nem sempre se observou total convergência de opinião e/ou de práticas em indicadores tidos como potencialmente inovadores e próximos do que se espera da formação inicial. As evidências apontam, sumariamente, para a dificuldade em oferecer oportunidades para que os futuros professores possam observar e experimentar exemplos de uso pedagógico com as TIC, devido, em parte, às crenças e atitudes que os próprios formadores têm sobre o ensino e as potencialidades das tecnologias, e ao défice de conhecimentos/formação dos próprios formadores na área que atuam como barreiras à promoção do seu uso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gorete Ramos Fonseca, AEL - Agrupamento de Escolas da Lourinhã

Doutorada na área da Educação, especialidade em Formação de Professores, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É professora do Quadro de Escolas do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, onde exerce as funções de docente do 1.º ciclo do ensino básico, e formadora acreditada pelo CFPPC de Braga. Tem como principais áreas de interesse o desenvolvimento profissional, o currículo, as tecnologias digitais e a avaliação das aprendizagens.

Références

Alarcão, I. & Tavares, J. (2003). Supervisão da Prática Pedagógica. Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina

Alarcão, I. & Roldão, M. (2010). Supervisão: um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Edições Pedago, 2.ª edição

Amado, J. (coord.) (2013). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Antunes, S. & Menino, H. (2005). As experiências de terreno na formação inicial de professores. Revista Educação & Comunicação, 8, 93-108. Retirado de: https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/299/1/n8_art6.pdf

Bardin, L. (2002). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta.

Branquinho, E. (2004). Percepções dos orientadores de escola sobre a supervisão e a prática supervisiva. Tese de Mestrado em Supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro

Coronado, P. (2013). Competencias y uso de las TIC por parte de los docentes: Un análisis desde las principales Instituciones de Educación Superior (IES) formadoras de formadores en la República Dominicana (2009-2011). Tese Doutoral. Universidade de Murcia, Espanha. Retirado de: http://hdl.handle.net/10201/35770

Costa, F. (2008). A utilização das TIC em contexto educativo. Representações e práticas de professores. Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa: FPCE

Costa, F. (Coord.), Rodrigues, Ângela. et al., (2008). Competências TIC. Estudo de Implementação. Volume I. Ministério da Educação: GEPE

Coutinho, C. P. & Lisbôa, E. (2011). Sociedade da Informação, Conhecimento e Aprendizagem Desafios para a Educação no Século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII(1), 5-22

Enochsson, A. & C. Rizza (2009). “ICT in Initial Teacher Training: Research Review.”OECD Education Working Papers, 38. Retrieved from: http://dx.doi.org/10.1787/220502872611

Estévez-Nenninger, E. H, Valdés-Cuervo, A. A., Arreola-Olivarría, C. G., & Zavala-Escalante, M. G. (2014). Creencias sobre enseñanza y aprendizaje en docentes universitarios. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 6(13), 49-64

Estrela, M. T., Esteves, M., & Rodrigues, A. (2002). Síntese da investigação sobre formação inicial de professores em Portugal (1990-2000). Porto: Porto Editora

Fonseca, G. (2018). As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico: crenças e perspetivas de formadores. Volume II – Anexos. Tese de doutoramento. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Retirado de: http://hdl.handle.net/10451/34138

Fonseca, G. (2019). As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico – perspetivas e práticas de formadores. Edições de Autor

Fonseca, G. (2019). As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico – fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Revista Educação & Formação, 4 (11), maio/Agosto, 3-23

Mesquita, E. (2011). Competências do professor. Representações sobre a formação e a profissão. Lisboa: Edições Sílabo

Mesquita, E., Formosinho, J. & Machado, J. (2012). Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 12, 59-77

Miranda, G. (2007). Limites e Possibilidades das TIC na Educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 3, 41-50, Maio/Agosto.

Miranda, J. (2010). Creencias sobre el rol de las tecnologias de información y comunicación en la formación inicial de docentes: explorando las diferencias entre estudiantes y docentes universitários. Tese doutoral. Universidade de Barcelona: departamento de didáctica y organización educativa.

Morueta, R. & Gómez, J. (2014). Influencias de las creencias del professorado sobre el uso de la tecnologia en el aula. Revista de Educación, 363, 230-255, Enero-Abril. Retirado de: http://www.revistaeducacion.mec.es/doi/363_179.pdf

Peralta, H. & Costa, F. A. (2007). Competência e Confiança dos Professores no Uso das TIC. Sísifo. Revista de Ciências da Educação. Retirado de: http://sisifo.fpce.ul.pt

Perrenoud, P. (2002). A prática reflexiva no ofício de professor. Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed

Ponte, J. P. & Serrazina, L. (1998). As Novas Tecnologias na Formação Inicial de Professores. Lisboa: DAPP do ME

Ponte, J. P., Oliveira, H. & Varandas, J. M. (2002). As novas tecnologias na formação inicial de professores: análise de uma experiência. In M. Fernandes, J. A. Gonçalves, M. Bolina, T. Salvado, & T. Vitorino (Orgs.), O Particular e o Global no Virar do Milénio. Actas V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Lisboa: Edições Colibri e SPCE

Ponte, J. P. (2006). Estudos de caso em educação matemática. Retirado de: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte

Ranguelov, S. (Coord.) (2011). Números-chave sobre a aprendizagem e a inovação através das TIC nas escolas da Europa – 2011. Bruxelas: Eurydice. Retirado de: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/numeros_chave_aprendizagem_2011.pdf

Rodrigues, A. (2001). A formação de formadores para a Prática na formação inicial de professores. Comunicação no Seminário Modelos e Práticas de Formação Inicial de Professores, FPCE. Retirado de: http://www.educ.fc.ul.pt/recentes/mpfip/pdfs/arodrigues.pdf

Rodrigues, A. & Esteves, M. (2003). Tornar-se professor. Investigar em Educação, 2, 15-68

Solis, C. (2015). Creencias sobre enseñanza y aprendizaje en docentes universitarios: Revisión de algunos estudios. Propósitos y Representaciones, 3(2), 227-260. Retirado de: http://dx.doi.org/10.20511/pyr2015.v3n2.83

Tardif, M. (2011). Saberes docentes e formação profissional. 12ªed., Petrópolis, RJ: Editora Vozes

Publié-e

2020-09-28

Comment citer

Fonseca, G. R. (2020). As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(2), 4–25. https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.199

Numéro

Rubrique

Artigos