As pedagogias participativas – instituindo os direitos das crianças

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.190

Résumé

Para as pedagogias participativas a criança é um sujeito – autor e ator, agente e partícipe. Sujeito individual e sujeito social, pessoa e cidadão, utilizador e criador de artefactos culturais. Esta criança é um indivíduo autónomo, cooperativo e competente, com direitos e deveres, reflexivo e crítico, ativo e participativo, que se relaciona com o mundo e as pessoas, com as coisas e o conhecimento. Esta criança pensa, sente e questiona, aceita e rejeita, diz sim e não; possui uma identidade relacional que participa onde pertence, na expetativa de respeitar e ser respeitada. Esta criança, utilizando o conceito de Malaguzzi, expressa-se com cem linguagens (Malaguzzi, 1998, 2006).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

2019-03-28

Comment citer

Formosinho, J. O. (2019). As pedagogias participativas – instituindo os direitos das crianças. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 2–3. https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.190

Numéro

Rubrique

Editorial