À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica

Auteurs-es

  • Andreia Osório Ribeiro Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
  • Maria Helena Horta Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve | Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente da Universidade dos Açores

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.173

Résumé

Este estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À
conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida[1].

Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra.

Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.

[1] O estudo original e completo pode ser consultado aqui: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/10477

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Publié-e

2019-03-28

Comment citer

Ribeiro, A. O., & Horta, M. H. (2019). À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 69–80. https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.173

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