La calculadora gráfica en la enseñanza básica con la contribución de la Mediación Semiótica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.343

Palabras clave:

Calculadora gráfica, Potencial semiótico del artefacto, Esquemas de uso, Esquemas de acción instrumentada, Mediación semiótica

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar la resolución de una tarea de Geometría, de naturaleza exploratoria, utilizando el artefacto mediador, la calculadora gráfica. Buscamos entender cómo el estudiante promovió signos de artefacto mediante el desarrollo de esquemas de uso y esquemas de acción instrumentada. Después, en el debate colectivo, buscamos analizar cómo el profesor promovió la transición de estos signos de artefacto a signos matemáticos. Utilizando una metodología de investigación cualitativa de carácter interpretativo y descriptivo, se adoptó la modalidad de estudio de caso, centrada en el trabajo de dos parejas de estudiantes. Los resultados muestran que la calculadora gráfica funcionó como un instrumento de mediación semiótica y la orquestación de la profesora en la discusión colectiva fue indispensable para el desarrollo del potencial semiótico de este artefacto, lo que resultó en la construcción del conocimiento matemático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manuela Subtil, Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo

Professora de Matemática do grupo 500. É Licenciada e Mestre em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo e Ensino Secundário e Doutora em Ciências da Educação - Especialidade em Teoria do Desenvolvimento Curricular. É autora de livros escolares e artigos publicados em revistas nacionais. Também tem
publicados, posters e comunicações, em atas de congressos nacionais e internacionais. Tem experiência em supervisão pedagógica no âmbito da licenciatura pré-bolonha de Ensino de Matemática no 3.º Ciclo e Ensino Secundário, e no mestrado de bolonha de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos. É investigadora colaboradora do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, tendo participado no projeto Inovação Curricular e sucesso em Matemática (PTDC/CED-EDG/32422/2017). Os seus principais interesses em investigação assentam nas seguintes áreas: Aprendizagem e ensino com
Tecnologias de Informação e Comunicação, Inclusão e Diferenciação Pedagógica, Currículo e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores.

António Manuel Dias Domingos, Nova School Of Science And Technology, FCT NOVA

Licenciado em Matemática e Desenho, Mestre em Ciências da Educação e Doutor e na mesma área, com a especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular, ambas as especializações realizadas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da FCT NOVA, lecionando no Mestrado em Ensino da Matemática, no Mestrado em Educação
e o Programa Doutoral em Educação NOVA-ISPA. É investigador do CICS NOVA e coordenador da UIED, onde tem participado em vários projetos de investigação financiados, de entre os quais se destacam
“Promover o sucesso em matemática” (PTDC/CPE-CED/121774/2010) e Inovação Curricular e sucesso em Matemática (PTDC/CED-EDG/32422/2017), projetos estes onde assumiu o cargo de Investigador Responsável. É sócio de várias associações profissionais tendo integrado a Direção da APM e
sendo atualmente membro da Direção da SPIEM. Os principais interesses de investigação prendem-se com as questões relacionadas com o Ensino e Aprendizagem da Matemática, a integração das
Tecnologias no Ensino e Aprendizagem, o Desenvolvimento Curricular em Matemática e aspetos relacionados com a História do Ensino da Matemática.

Maria Alessandra Mariotti, University of Siena, Department of information Engineering and Mathematics Science

Graduated in Mathematics at the University of Pisa - Italy, she obtained her PhD in Mathematics Education at the University of Tel Aviv – Israel. For many years she was professor at the Department of Mathematics of the University of Pisa, where she taught Mathematics and Mathematics Education. Currently retired, she is Senior Professor at the Department of Information Engineering and
Mathematics Science of the University of Siena. Her research concerns Mathematics Education. She has been the principal investigator of several National and International research projects and coordinator and developer of a research group involving secondary school teachers. On of the main fields of
her study have been “Integration of New Technologies in School Practice”; in particular, she investigates the role of specific computational environments that enhance teaching and learning processes.

Citas

Bartolini Bussi, M. G. (1998). Verbal interaction in mathematics classroom: A Vygotskian analysis. In H. Steinbring, M. G. Bartolini Bussi, & A. Sierpinska (Eds.), Language and communication in mathematics classroom (pp. 65–84). NCTM.

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.

Bruner, J. (1999). Para uma Teoria da Educação. Relógio D’Água.

Bussi, M.G.B., & Mariotti, M. A. (2008). Semiotic mediation in the mathematics classroom: artifacts and signs after a Vygotskian perspective. In L. English, M. Bartolini Bussi, G. Jones, R. Lesh, & D. Tirosh (Eds.), Handbook of International Research in Mathematics Education, second revised edition (pp. 746-783). Lawrence Erlbaum. http://www.cfem.asso.fr/actualites/bartolini-mariotti_handbook.

Creswell, J. W. (2012). Educational research, planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. (4 th ed.). Pearson.

Drijvers, P., & Trouche, L. (2008). From artifacts to instruments: A theoretical framework behind the orchestra metaphor. In G. W. Blume & M. K. Heid (Eds.), Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Vol. 2. Cases and perspectives (pp. 363–392). Information Age. https://doi.org/10.1007/978-1-4419-0146-0_7

Drijvers, P., Kieran, C., Mariotti, M. A., Ainley, J., Andresen, M., Chan, Y. C., Dana-Picard, T., Gueudet, G., Kidron, I., Leung, A., & Meagher, M. (2010). Integrating technology into mathematics education: theoretical perspectives. In: C. Hoyles, & J-B. Lagrange, (Eds.), Mathematics education and technology rethinking the terrain (pp. 88-132). Springer.

Mariotti, M. A. (2002). The Influence of Technological Advances on Students’ Mathematics Learning. In L. English, (Ed). Handbook of international research in mathematics education, (pp. 695-723). Lawrence Erlbaum.

Mariotti, M. A. (2012). Proof and proving in the classroom: Dynamic Geometry Systems as tools of semiotic mediation. Research in Mathematics Education, 14(2), 163-185.

Mariotti, M. A. (2012). ICT as opportunities software for teaching-learning in mathematics classroom: the semiotic potential of artefacts. In T. Y. Tso (Ed.), Proceedings of the 36th Conference of the International Group for the Psychology Mathematics Education (pp. 25-40). PME.

Mariotti, M. A. & Maffia, A. (2018). From using artefacts to mathematical meanings: The teacher’s role in the semiotic mediation process. Didattica della Matematica. Dalle Ricerche alle Pratiche d’Aula, 3, 50-63.

Ministèrio da Educação e Ciência (2013). Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Matematica/programa_matematica_basico.pdf

National Council of Teachers of Mathematics (2007). Princípios e normas para a matemática escolar. Associação de Professores de Matemática.

National Council of Teachers of Mathematics (2017). Princípios para a Ação - Assegurar a Todos o Sucesso em Matemática. Associação de Professores de Matemática.

Pedro, M.M.S.B. (2020). A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no ensino básico – o contributo da Teoria da Mediação Semiótica [Tese de Doutoramento, Nova School of Science and Technology – FCT Nova]. Archive RUN. https://run.unl.pt/handle/10362/111458

Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Armand Colin.

Publicado

2023-03-28

Cómo citar

Subtil, M., Domingos, A. M. D., & Mariotti, M. A. (2023). La calculadora gráfica en la enseñanza básica con la contribución de la Mediación Semiótica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 116–143. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.343

Número

Sección

Artigos