Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração

Autores

  • Dulce Rodrigues Departamento de Ciências Humanas e Sociais da ESElx, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Tânia Correia Departamento de Ciências Humanas e Sociais da ESElx, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Inês Pinto Departamento de Ciências Humanas e Sociais da ESElx, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Ricardo Pinto Departamento de Ciências Humanas e Sociais da ESElx, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Cristina Cruz Departamento de Ciências Humanas e Sociais da ESElx, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v4i1.18

Resumo

Apesar da pluriculturalidade que caracteriza algumas regiões de Portugal, existe um
desconhecimento e por vezes resistência, em particular das comunidades mais tradicionais e
das gerações mais antigas, na aceitação dos imigrantes que escolhem o nosso País como
destino de acolhimento. Conhecer as comunidades imigrantes pode ajudar a perceber e a
minimizar as dificuldades do convívio pluricultural. Este será, na atualidade, um dos papéis que
o animador sociocultural será chamado a desempenhar. Para isso, é necessário que reconheça
os recursos legais, metodológicos e teóricos que tem ao seu dispor, sendo estas as premissas
que norteiam o presente exercício. Esta análise nasceu de uma proposta de trabalho da
Unidade Curricular de Multiculturalidade e Cidadania, mas rapidamente se revelou um
importante contributo para o conhecimento da diversidade cultural no nosso país. Após uma
contextualização teórica relativa aos principais fluxos migratórios em Portugal, é apresentada
a análise dos dados relativos à composição das origens dos imigrantes em Portugal na
atualidade e a sua distribuição pelo território português. Este é o ponto de partida para a
reflexão que se lhe seguiu, que visa, por um lado, identificar algumas das problemáticas queresultam dos contextos de diversidade cultural e, por outro, conhecer as propostas do Estado para promover a integração do “outro”. Estes pilares sustentaram a abordagem final relativa ao papel da Animação Sociocultural (ASC) e do animador neste contexto.

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Como Citar

Rodrigues, D., Correia, T., Pinto, I., Pinto, R., & Cruz, C. (2014). Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 4(1), 82–105. https://doi.org/10.25757/invep.v4i1.18

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