Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v7i2.132Resumen
Descreve-se, aqui, o processo de criação organização/construção de um banner com uma turma de 8.°ano do ensino fundamental no município de Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brasil), bem como da apresentação deste material aos demais alunos da escola. O tema proposto foi Amamentação no século XIX. Durante a preparação do material, utilizam-se técnicas de aprendizagem cooperativa (group investigation), com o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes ao desenvolver habilidades e valores como cooperação, interdependência positiva e responsabilidade. A atividade está sendo realizada no âmbito do projeto europeu Irresistible, de sensibilização de professores e de alunos para a pesquisa e inovação responsáveis. Os alunos apresentaram o painel aos colegas da escola, explicando o conteúdo e respondendo às perguntas feitas, como atividade da semana mundial da amamentação, e assistiram juntos a um vídeo sobre as leis brasileiras que protegem a amamentação. A atividade foi realizada em 4 de agosto de 2016, para coincidir com o calendário da semana mundial de amamentação (1 a 7 de agosto).Descargas
Citas
Amaral, I. A. (2001) Educação ambiental e ensino de ciências: Uma história de controvérsias. Pro-posições, 12, 1 (34), 73-93.
Auler, D. & Bazzo, W. (2001) Reflexões sobre a implantação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência e Educação, 7(1), 1-13. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v7n1/01.pdf Acesso em 21 jun. 2016
Bettencourt, C; Albergaria Almeida, P; Velho, J.L. (2014) Implementação de estratégias Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): percepções de professores de biologia. Investigações em Ensino de Ciências, 19(2), 243-261. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/79/54 Acesso em 23 jun. 2016
Cerezo, A. (1999) Los estudios de ciencia, tecnología y sociedad. Revista Iberoamericana de Educación, 20, 217-225.
Chassot, A. (2003) Alfabetização científica: uma possibilidade de inclusão social. Revista Brasileira de Educação, 22, 89-100. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09 Acesso em 22 jun. 2016
Conrado, M. & El-Hani, C. (2011) Formação de cidadãos na perspectiva CTS: Reflexões para o ensino de ciências. Simpósio Nacional de Ensino de Ciência Tecnologia, 2, Paraná, Brasil. Artigo n° 11. http://www.academia.edu/817309/Formação_de_cidadãos_na_perspectiva_CTS_reflexões_para_o_ensino_de_ciências Acesso em 22 jun. 2016
Deboer, G. (2000) Scientific Literacy: another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, 37(6), 582-601. https://www.researchgate.net/profile/George_Deboer/publication/228743373_Scientific_literacy_Another_look_at_its_historical_and_contemporary_meanings_and_its_relationship_to_science_education_reform/links/00b4953c017a317b35000000.pdf Acesso em 21 jun. 2016
Duso, L. & Hoffman, M. (2012). A discussão das controvérsias sociocientíficas na pesquisa em educação em ciências: uma revisão narrativa a partir de periódicos no Brasil. II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica – Santo Ângelo – 2012, Brasil.
Felder, Richard, M., & Brente, R. (2007). Cooperative learning. In Active Learning Models from the Analytical Sciences (pp. 33–54). Washington, DC: American Chemical Society. http://doi.org/10.1016/B978-0-08-044894-7.00494-2
Johnson, D. W.,Johnson, R. T. (2009). An Educational Psychology Success Story: Social Interdependence Theory and Cooperative Learning. Educational Researcher, 38(5), 365–379. http://doi.org/10.3102/0013189X09339057
Johnson, D. W., Johnson, R. T., Stanne, M. B. (2000). Cooperative Learning Methods: A Meta Analysis Cooperative Learning Methods. https://www.researchgate.net/profile/David_Johnson50/publication/220040324_Cooperative_Learning_Methods_A_Meta-Analysis/links/00b4952b39d258145c000000.pdf
Johnson, D. W., Maruyama, G., Johnson, R., Nelson, D., Skon, L. (1981). Effects of cooperative, competitive, and individualistic goal structures on achievement: A meta-analysis. Psychological Bulletin, 89(1), 47–62. http://doi.org/10.1037/0033-2909.89.1.47
Lord, T. R. (2001). 101 Reasons for Using Cooperative Learning in Biology Teaching. The American Biology Teacher, 63(1), 30–38. http://doi.org/10.1662/0002-7685(2001)063[0030:RFUCLI]2.0.CO;2
Reis, P. (2004) Controvérsias sócio-cientificas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da Terra e da vida. Tese de doutorado. Universidade de Lisboa. http://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/89/1/Tese_Pedro_Reis%20PDF%5b2%5d.pdf Acesso em 19 jun. 2016
Reis, P. (2009). Ciência e controvérsia. Revista de Estudos Universitários, 35(2), 9-15. Disponível em http://periodicos.uniso.br/index.php/reu/article/viewFile/559/273
Reis, P. (2013). Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 3(1), 1-10. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9577/3/DA%20DISCUSSÃO%20À%20AÇÃO.pdf Acesso em 21 jun. 2016
Reis, P. (2014). Acción socio-política sobre cuestiones socio-científicas: reconstruyendo la formación docente y el currículo. Uni-Pluriversidad14(2), 16-26. http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/view/20051/16941 Acesso em 20 jun. 2016
Sasseron, L. H. & Carvalho, A. L. P (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59-77. http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011 Acesso em 18 jun. 2016
Sharan, S., Sharan, Y., & Tan, I. G. (2013). The international handbook of collaboration learning. (C. E. Hmelo-Silver, C. A. Chinn, C. K. K. Chan, & A. O’Donnell, Eds.). New York and London: Taylor & Francis.
Stevens, R. J., Slavin, R. E., & Farnish, A. M. (1991). The effects of cooperative learning and direct instruction in reading comprehension strategies on main idea identification. Journal of Educational Psychology, 83(1), 8–16. http://doi.org/10.1037/0022-0663.83.1.8
Tanner, K., Chatman, L. S., & Allen, D. (2003). Approaches to cell biology teaching: cooperative learning in the science classroom--beyond students working in groups. Cell Biology Education, 2(1), 1–5. http://doi.org/10.1187/cbe.03-03-0010
Thomas, M. V., & Kothari, R. G. (2015). A study on the effectiveness of a strategy based on cooperative learning for science teaching in class VII. MIER Journal of Educational Studies, Trends & Practices, 5(2), 123–136.
Vieira, K.R.C.F. & Bazzo, W. (2007) Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência e Ensino, v. 1.n° especial.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Author(s) and Da Investigação às Práticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.