Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais

Autores/as

  • Elisabete Linhares Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v7i2.130

Resumen

A gravidade das controvérsias que afetam a nossa sociedade exige uma cidadania informada e capacitada para agir sobre essas questões. Considerando fundamental preparar futuros professores para adotar práticas educativas mais interventivas e críticas, apresentam-se os resultados de uma investigação-ação orientada para a ação sociopolítica, realizada com um grupo de alunos de um curso de formação de professores e educadores de infância que frequentavam uma disciplina de Ambiente. Este estudo pretendeu: a) envolver os futuros professores em iniciativas de ativismo sobre problemáticas ambientais por eles identificadas; b) capacitar os futuros professores com as competências profissionais necessárias à estimulação de iniciativas deste tipo nas suas aulas; e c) avaliar o impacte deste processo nas conceções dos participantes sobre as potencialidades e dificuldades deste tipo de iniciativa. A abordagem mista realizada envolveu questionários e análise de conteúdo dos trabalhos produzidos pelos alunos. A iniciativa potenciou um contexto favorável a uma ação informada e negociada dos futuros professores, que aprenderam a agir perante problemas sociais, e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas e de conhecimento didático.

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Publicado

2017-07-19

Cómo citar

Linhares, E. (2017). Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 7(2), 54–70. https://doi.org/10.25757/invep.v7i2.130

Número

Sección

Artigos