Trabalho de Projeto como “Pedagogia de Fronteira”
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.67Abstract
A proposta colocada no presente trabalho, a partir de uma reflexão sobre o desenvolvimento do trabalho de projeto em sala de atividades, é de que, fazer trabalho de projeto se pode tornar uma forma de criar uma “pedagogia de fronteira”. Esta pedagogiaimplica uma perspetiva de trabalho centrada em problemas e na interdisciplinaridade, mobilizando a criação de constantes mapas mentais por parte de educandos e seus educadores. Orienta-se para os fins sociais da aprendizagem, ajuda o currículo a funcionar
como um sistema de vasos comunicantes. Ao trabalhar em “terrenos de fronteira” os educadores transcendem-se a si próprios e aos limites que lhes são colocados pelas respetivas estruturas institucionais e entendem que o outro não é uma ameaça mas um
recurso.
Downloads
References
André, J. M. (2007). Identidade(s) e multiculturalismo. In A. Borges (coord.). Deus no
Século XXI e o Futuro do Cristianismo (pp. 151-196). Porto: Campo de Letras.
Barbosa, C.S. e Horn, G. (2008). Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre:
Artes Médicas.
Beneke, S. e Ostrosky, M. (2009). Teachers’ views of the efficacy of incorporating the
Project approach into classroom practice with diverse learners. Early Childhood Research
and Practice, Vol. 11, nº 1: 1-16.
Britt, C. e Sumsion, J. (2003). Within the Botherlands: Beginning early childhood teachers in
primary schools. Contemporary Issues in Early Childhood, Vol 4, nº 2: 115-136.
Comissão Independente População e Qualidade de Vida (1998). Cuidar o Futuro: Um
programa radical para viver melhor. Lisboa: Trinova.
Dalhberg, G. e Moss, P. (2005). Ethics and Politics in Early Childhood Education. London:
Routledge/Falmer.
Daniels, H. (2001). Vygotsky and Pedagogy. London: Routledge/Falmer.
Daniels, H. , Leadbetter, J., Warmington, P. Edwards, A., Martin, Popova, A., Apostolov, A.,
Middleton D. E Brown, S. (2007). Learning in and for multi-agency working. Oxford Review
of Education, 33, nº 4: 521-538.
DEB (2008). Qualidade e Projeto na Educação Pré-Escolar. Lisboa: DEB/Gabinete para a
Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar.
Dewey, J. (1938/1963). Experience and Education. Nova Iorque: Macmillan Publishing
Company.
Dewey, J. (1959). Vida e Educação. S. Paulo: Melhoramentos.
Dicionário da Academia das Ciências (2001). Lisboa: Verbo.
Dunlop, A-W. (2003) Bridging early educational transitions in learning through children’s
agency. European Early Childhood Education Research Monograph Series, nº1: 67-86.
Edwards, A. (2005). Relational Agency: Learning to be a resourceful practitioner.
International Journal of Educational Research, 43: 168-182.
Freire, P. (1997). Pedagogia da Autonomia. S. Paulo: Paz e Terra.
Giddens, A. (1993). Sociology. Cambridge: Policy Press (2ª edição, revista).
Giroux, H. (1991). Postmodernism as border pedagogy: Redifining the boundaries of race
and ethnicity. In: H. A Giroux (Ed.) Postmodernism, Feminism and Cultural Politics:
Redrawing educational boundaries (pp. 217-256). Albany: State University of New York
Press.
Glassman, M. e Whaley, K. (2001). Dynamic aims: The use of long-term projects in early
childhood classrooms in light of Dewey’s educational philosophy: Early Childhood Research
and Practice, Vol. 2, nº 1: 1-13.
Helm, J. e Bekele, S. (2005). O Poder dos Projetos: Novas estratégias e soluções para a
educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas.
Katz, L. e Chard, S. (1997). A Abordagem de Projeto na Educação de Infância. Lisboa:
Gulbenkian.
Kilpatrick, W. H. (1918). The Project Method. Teachers College Record, 19: 319-335.
Kliebard, H.M. (1975). Raízes metafóricas ao projetar um currículo. In: W. Pinar (Ed)
Curriculum Theorizing: The Reconceptualists. (Trad. Teresa Vasconcelos). Berkeley:
McCutchan Publishing Company.
Leite, E.; Malpique, M. e Santos, M.R. (1989). Trabalho de Projeto – I: Aprender por
projetos centrados em problemas. Porto: Afrontamento.
Leite, E.; Malpique, M. e Santos, M.R. (1989). Trabalho de Projeto – II: Leituras Comentadas.
Porto: Afrontamento.
Moss, P. (2007). Bringing politics into the nursery: Early education as a democratic practice.
European Early Childhood Research Journal, 15, nº 1: 5-20.
Moss, P. e Petrie, P. (2002). From Children’s Services to Children’s Spaces: Public policy,
children and childhood. London: Routledge/Falmer.
OECD (2006). Starting Strong II: Early Education and Care. Paris: OCDE.
Ramos, M. S. (s/d). Um Contributo para a Literacia Científica em Educação Ambiental.
Texto de Apoio nº 5. Lisboa: Escola Superior de Educação.
Rorty, R. (1989). Contingency, Irony and Solidarity. Cambridge: Cambridge University Press
Santos, B. S. (2000). A Crítica da Razão Indolente: Contra o desperdício da experiência.
Porto: Afrontamento
Sevenhuijsen, S. (1998). Citizenship and the Ethics of Care: Feminist considerations on
justice, morality and politics. London: Routledge.
Siraj-Blatchford, I., Sylva, K., Muttock, R., Gilden, R. e Bell, D. (2002). Researching Effective
Pedagogies in the Early Years. Research Report nº 356. London: Department of Education
and Skills.
Tronto, J. (1993). Moral Boundaries: A political argument for the ethics of care. London:
Routledge.
Vasconcelos, T. (2009). A Educação de Infância no Cruzamento de Fronteiras. Lisboa:
Texto.
Vasconcelos, T. (1998). Das perplexidades em torno de um hamster ao processo de
pesquisa: Trabalho de projeto na educação pré-escolar em Portugal. In: DEB (Org.).
Qualidade e Projeto na Educação Pré-Escolar. Lisboa: DEB/GEDEPE.
Vasconcelos, T. (1990). Imaginar o Currículo. Cadernos de Educação de Infância, 13: 18-20.
Vygotsky, L. (1978). Mind in Society. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Zabalza, M. (1987). Didáctica de la Educacion Infantil. Madrid: Narcea.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.