Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.170

Abstract

O presente workshop tem como objetivo central envolver os participantes no uso de eco-sensores, como ferramentas didáticas de participação em saúde ambiental. Pretende-se dar a conhecer as potencialidades dos eco-sensores na aquisição de informação ambiental e consciencializar para o papel que aquela informação ambiental pode desempenhar nas tomadas de decisão por alunos/as e professores/as relativas ao ambiente e consequentemente à saúde ambiental das escolas.

Na última década, a utilização de sensores, nomeadamente dos sensores integrados em dispositivos móveis, como os tablets e os smartphones, tornou-se quotidiana, em todos os momentos e em qualquer lugar (Sagl & Resch, 2015). Desta forma, cidadãos e cidadãs adquirem informação do seu ambiente e publicam-na em ambientes diversos, como redes sociais, plataformas de projetos de informação geográfica voluntária, projetos de ciência cidadã, criando conhecimento que influencia decisões na vida social, mas também na vida política e na ciência (Boulos, et al., 2011).

Neste workshop, os/as participantes serão convidados/as a usar eco-sensores no ambiente da escola, em conjunto com telemóveis e tablets, para adquirir informação indicadora de problemas de saúde ambiental. A referida informação será usada como base para a criação de soluções para esses problemas, ligando as ações quotidianas à qualidade do ambiente e à saúde ambiental das escolas. Refletir-se-á sobre a ação desenvolvida, o conhecimento criado e o potencial de participação de crianças e docentes na saúde ambiental das escolas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Angus, A. Lane, G. Martin, K. Papadogkonas, D. Papamarkos, G. Roussos, G. Thelwall, S. Sujon, Z. and West, N. (2007). Urban Tapestries: Exploring Public Authoring in the City, SCSIS Technical Report. Birkbeck: University of London.

Boulos, M. K., Resch, B., Crowley, D., Breslin, J., Sohn, G., Burtner, R., Pike, W., Jezierski, E., and Chuang, K. (2011). Crowdsourcing, citizen sensing and sensor web technologies for public and environmental health surveillance and crisis management: trends, OGC, standards and application examples. International Journal of Health Geographics, 10 (67).

Campbell A., Eisenman S., Lane N., Miluzzo E., and Peterson R. (2006) People-centric urban sensing. Proceedings of the 2nd annual international workshop on Wireless internet, WICON ‘06 New York, NY, USA: ACM.

Castell, N. Kobernus, M., Liu, H., Schneider, P., Lahoz, W., Berre, A., and Noll, J. (2015). Mobile technologies and services for environmental monitoring: The Citi-Sense-MOB approach. Urban Climate, 14 (3), 370-382.

European Agency for Safety and Health at Work (2005). Noise in figures, Risk observatory. Thematic Report, nº 2, Luxemburgo

Ferreira, E., Ponte, C., Silva, M. J., and Azevedo, C., 2015. Mind the Gap: Digital Practices and School. International Journal of Digital Literacy and Digital Competence, 6(3), 16-32.

Fraden, J. (2010). Handbook of Modern Sensors: Physics, Designs, and Applications. New York: Springer-Verlag.

Kanjo, E., Benford, S., Paxton, M., Chamberlain, A., Fraser, D. S., Woodgate, D., Crellin, D., and Woolard, A. (2008). MobGeoSen: Facilitating Personal Geosensor Data Collection and Visualization Using Mobile Phones. Personal and Ubiquitous Computing, 12(8), Springer-Verlag.

Lilly, J. (2010). Acoustical Performance Standards For Schools: Updated Standards Provide Recommendations For Acoustic Criteria For Background Noise, Reverberation, And Sound Isolation For Schools. Available at http://www.gearypacific.com/docs/Acoustical%20Performance%20Standards%20For%20Schools.pdf

Lupton, D. (2015), Health promotion in the digital era: a critical commentary. Health Promotion International, 30 (1), 174-183.

Klasnja, P., and Pratt, W. (2012). Healthcare in the pocket: Mapping the space of mobile-phone health interventions. Journal of Biomedical Informatics, 45, 184-198.

Peskin, S. (2012). Is mobile health revolution made for managed care? Managed Care. Retrieved May 10, 2017, from http://www.managedcaremag.com/archives/1012/1012.mobile.html

Rogers, Y. Price, S. Randell, C. Stanton-Fraser, D. Weal, M. and Fitzpatrick, G. (2005). Ubi-learning: Integrating Outdoor and Indoor Learning Experiences, Communications of the ACM, 48(1), 55-59.

Sagl, G. and Resch, B. (2015) Mobile Phones as Ubiquitous Social and Environmental Geo-Sensors. In Z. Yan, (ed.) Encyclopedia of Mobile Phone Behavior (pp. 1194-1213). Hershey PA, USA: IGI Global.

Shuler, C., Winters, N., and West, M. (2013). The future of mobile learning: Implications for policy makers and planners. Paris: UNESCO.

Silva, M. J., Gomes, C. A., Pestana, B., Lopes, J. C., Marcelino, M. J., Gouveia, C., and Fonseca, A. (2009). Adding space and senses to mobile world exploration. In A. Druin (Ed.), Mobile technology for children (pp. 147-170). Boston: Morgan Kaufmann.

Silva, M. J., Aboim, S., Teixeira, S., Pinto, J. A., and Pereira, T. (2016). Using Senses and Sensors in the Environment to Develop Abstract Thinking: Evaluating the Utility and Usability of Electronic Sensors. In Marcelino, M. J., Mendes, A. J. and Gomes, C. (Eds.) ICT in Education: Multiple and Inclusive Perspectives (pp.133 – 149). Cham: Springer International Publishing.

van den Berg, E., Schweickert, F., and van den Berg, R. (2010). Science, Sensors and Graphs in Primary schools, in Proceedings of the GIREP Conference 2010.

von Amann, G. (Coord.) (2015). Programa de Saúde Escolar 2015. Lisboa: DGS.

World Health Organization (WHO) (2018). Health topics: Environmental health. Available at goo.gl/BGhEsp

Zucker, A., Tinker, R., Staudt, C., Mansfield, A. and Metcalf, S. (2007). Increasing Science Learning in Grades 3-8 Using Computers and Probes: Findings from the TEEMSS II Project. In Proceedings of the NARST 2007 Annual Meeting.

Published

2019-03-28

How to Cite

Silva, M. J., Valente, B., & Caseiro, A. (2019). Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 129–139. https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.170

Issue

Section

Artigos