Influência dos media nas escolhas alimentares dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.169Abstract
A literatura especializada tem destacado a importância da escola na inibição de hábitos alimentares prejudiciais. Contudo, não parecem existir muitos estudos que analisem o contributo da ação dos professores na alteração das conceções e hábitos alimentares dos alunos e das suas famílias. Pelo tempo que os alunos passam em contexto escolar é essencial que estes se constituam como ambientes promotores de reflexão, conscientizando-os para que possam, no futuro, adotar estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. Neste enquadramento, esta investigação teve como principal objetivo perceber qual a influência dos media nas escolhas alimentares dos alunos, desenvolvendo, posteriormente, estratégias educativas promotoras de hábitos de alimentação saudável. Este estudo realizou-se no decurso do estágio com um grupo do 1.º ano do ensino básico, com alunos com idades compreendidas entre 6 e 7 anos. Face à natureza, desenvolvimento e suas implicações, o presente estudo inscreve-se numa perspetiva quantitativa e qualitativa na recolha e análise dos dados, a partir de um questionário destinado aos pais, de observações, notas de campo, efetuadas antes, no decorrer e após o desenvolvimento das experiências de aprendizagem e, também, dos trabalhos produzidos pelos alunos. As experiências de aprendizagem integram-se numa linha que valoriza o diálogo e a escuta ativa para apoiar o aluno a refletir sobre as questões relacionadas com o tema. Observa-se que tanto os alunos como as suas famílias são influenciadas pela publicidade e pelas estratégias de marketing. Pela discussão e reflexão, estes alunos parecem ter-se tomado consciência dos efeitos da publicidade e da importância de refletir, sobre o que é veiculado.Downloads
References
Assembleia Geral nas Nações Unidas. (1989). A Convenção sobre os Direitos da Criança. UNICEF. Obtido de http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf
Boog, M. (2004). Contribuições da educação nutricional à construção da segurança alimentar. Saúde em Revista, 6(13), 17-23.
Gerhardt, T. E., & Silveria T. S. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS
Guazina, L. (2007). O conceito de mídia na comunicação e na ciência política: desafios interdisciplinares. Revista Debates, 1(1), 49-46.
Harris, J. L., Pomeranz, J. L., Lobstein, T., & Brownell, K. D. (2009). A crisis in the marketplace: how food marketing contributes to childhood obesity and what can be done. Annual Review of Public Health, 30, 211–225. https://doi.org/10.1146/annurev.publhealth.031308.100304
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Marketing management (Twelfth ed). Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall.
Ministério da Educação e Ciência. (2011). Conselho Nacional de Educação: Recomendação n.º 6/2011sobre Educação para a Literacia Mediática. Recuperado de: http://www.gmcs.pt/pt/recomendacao-n-62011-recomendacao-sobre-educacao -para-a-literacia-mediatica a 4/02/2017
Morris, A. & Katzman, D. (2003). The impact of the media on eating disorders in children and adolescentes. Paediatr Child Health, 8(5), 287-289
Orsi, L., & Crisostimo, A. (2009). A influência dos meios de comunicação nos hábitos alimentares dos adolescentes. Acedido de: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/1613-8.pdf a 26/11/2016.
Pereira, S., Pinto, M., Madureira, E. J., Pombo, T., & Gredes, M. (2014). Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência
Rito, A., & Graça, P. (2015). Childhood Obesity Surveillance Initiative: relatório COSI Portugal 2013: Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, IP). Obtido de https://www.dgs.pt/?cr=28631&cr=28631
Rodrigues, I. (2008). Os jovens, a publicidade e a repercussão da mesma nos seus comportamentos alimentares. (Dissertação: Monografia). Universidade do Porto: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Porto. Recuperado https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/54445/3/123076_0855TCD55.pdf a 25/11/2016
Viana, V., Santos, P. L., & Guimarães, M. J. (2008). Comportamento e hábitos alimentares em crianças e jovens: Uma revisão da literatura. 9(2), 209-231.
Viveiros, C. (2012). Estudo de comportamentos alimentares, preferências alimentares e neofobia alimentar em crianças pré-escolares e da eficácia de um programa de promoção de comportamentos alimentares saudáveis em contexto escolar: um estudo exploratório. (Dissertação de mestrado). Universidade de Lisboa: Faculdade de Psicologia, Lisboa. Recuperado de http://hdl.handle.net/10451/8063.
WHO. (2016b). Tackling food marketing to children in a digital world: trans-disciplinary perspectives. Dinamarca: WHO Regional Office for Europe.
Wilson, C., Grizzle, A., Tuazon, R., Akyempong, K., & Cheung, C. (2011). Media and information literacy: curriculum for teachers. France: OCDE
Young, B. (2003). Does food advertising influence children’s food choices? International Journal of Advertising, 22(4), 441–459.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.