Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo

Authors

  • Jorgiana Ricardo Pereira Universidade Federal do Ceará/ UFC

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.165

Abstract

O artigo focaliza a formação em contexto na perspectiva pedagógica da Associação Criança, para compreender conceitos, métodos e realizações dessa formação. Integra um estudo em desenvolvimento no estágio doutoral, vinculado ao Doutorado Sanduíche, realizado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância da mesma Universidade. A vinculação do estudo aos dois processos formativos decorre da escolha da pesquisadora por filiar a frequência ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância ao seu plano de estudos para o Doutorado Sanduíche, tendo em vista o adensamento teórico e prático no campo da Pedagogia da Infância, conhecimento fulcral em sua tese. Trata-se de um estudo qualitativo (AMADO, 2013) que tem a Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2011, 2013) como base teórica. O estudo empírico desenvolve-se em um Centro de Educação de Infância onde ocorrem processos de formação em contexto; utiliza observação participante e entrevistas com uma diretora pedagógica, uma formadora em contexto e com educadoras. A conjugação dos dados providencia uma compreensão dos processos de como se faz a formação em contexto para a transformação da pedagogia. Conclui-se que a formação que integra na ação a teórica e a ética é um caminho cheio de possibilidades para transformar a pedagogia.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Amado, J. (coord.). (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Araújo, S. B. & Oliveira-Formosinho, J. (2016). Formação em contexto para a reconstrução da pedagogia em creche: A relevância percebida de conteúdos e processos. In V. A. Cancian, S. F. S. Gallina, & N. Weschenfelder (Orgs.), Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil (pp. 351-369). Brasília: Ministério da Educação.

Bogdan, R. C. & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos . Portugal: Porto Editora.

Cagliarri, P., Filipini, T., Giacopini, E. et al. (2016). A equipe de coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional. In C. Edwards, L. Gandini, & G. Forman, As cem linguagens da criança: A experiência de Reggio Emilia em transformação (pp. 143-152). Porto Alegre: Penso.

Formosinho, J. (2013). Prefácio. In J. Oliveira-Formosinho (Org.), Modelos Curriculares para a Educação de Infância: Construindo uma práxis de participação (pp. 9-24). Porto: Porto Editora.

Formosinho, J. (2018). Prefácio. In J. Oliveira-Formosinho & S. B. Araújo (Orgs.), Modelos pedagógicos para educação em creche (pp. 7-28). Porto: Porto Editora.

Formosinho, J. & Oliveira-Formosinho, J. (2017). A voz das crianças na ação pedagógica e na investigação educacional. In J. Machado & J. M. Alves (Org.), Mérito e Justiça: Investigação e intervenção em educação (pp. 81-102). Porto: Fundação Manuel Leão, V. N, Gaia.

Freire, P. (1979). Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes.

Freire, P. (2009). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (40ª reimpressão). São Paulo: Paz e Terra.

Morin, E. (2005). Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Meridional/Sulina.

Oliveira-Formosinho, J. (2016a). A formação em contexto: A mediação do desenvolvimento profissional praxiológico. In V. A. Cancian, S. F. S. Gallina, & N. Weschenfelder (Orgs.), Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil (pp. 87-111). Brasília: Ministério da Educação.

Oliveira-Formosinho, J. (2016b). A investigação praxiológica: Um caminho para estudar as transições na Pedagogia-em-Participação. In J. Formosinho, G. Monge, & J. Oliveira-Formosinho (Orgs.), Transição entre ciclos educativos: Uma investigação praxiológica (pp. 17-34). Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J. (2007). Pedagogia(s) da infância: Reconstruindo uma práxis de participação. In J. Oliveira-Formosinho, T. M. Kishimoto, & M. A. Pinazza, Pedagogia(s) da infância: Dialogando com o passado, construindo o futuro (pp. 13-36). Porto Alegre: Artmed.

Oliveira-Formosinho, J. & Araújo, S. B. (Orgs.). (2018). Modelos pedagógicos para educação em creche. Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J. & Formosinho, J. (2001). Associação Criança: Uma comunidade de apoio ao desenvolvimento sustentado na educação de infância. In J. Oliveira-Formozinho & J. Formosinho (Orgs.), Associação Criança: Um contexto de formação em contexto (pp. 27-61). Braga: Livraria do Minho.

Oliveira-Formosinho, J. & Formosinho, J. (2013). A perspectiva educativa da Associação Criança: A Pedagogia-em-Participação. In J. Oliveira-Formozinho (Org.), Modelos Curriculares para a Educação de Infância: Construindo uma práxis de participação (pp. 25-60). Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J. & Formosinho, J. (2011). A perspectiva pedagógica da Associação Criança: A Pedagogia-em-participação. In J. Oliveira-Formosinho & R. Gambôa, O trabalho de projeto na Pedagogia-em-participação (pp. 11-39). Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J. (2018). Pedagogia-em-Participação: Modelo pedagógico para a educação em creche. In J. Oliveira-Formosinho & S. B. Araújo (Orgs.), Modelos pedagógicos para educação em creche (pp. 29-55). Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J. & Formosinho, J. (2018). A formação como pedagogia da relação. FAEEBA – Ed. e Contemp. , 27(51), 19-28.

Pascal, C. (2018). Promoting a democratic, ethical and principled process of child assessment. Conferência Plenária no 1º Congresso Internacional Integrando Saberes: pedagogia, formação e investigação em educação pedagogias participativas na educação de infância, ESELX, Lisboa.

Pascal, C. & Bertram, T. (2012) Praxis, Ethics and Power: Developing praxeology as a participatory paradigm for early childhood research. European Early Childhood Education Research Journal , 20(4), 477-492.

Pinazza, M. A. (2014). Formação de profissionais da Educação Infantil em contextos integrados: Informes de uma investigação ação (Tese de livre-docência não-publicada). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Sousa, J. (2016). Formação em contexto: Um estudo de caso praxiológico (Dissertação de mestrado não-publicada). Programa de Pós-Graduação em Educação de Infância – Estudos Avançados, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.

Spink. M. J. P. (Org.). (2004). O conhecimento no cotidiano: As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense.

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Published

2019-03-28

How to Cite

Pereira, J. R. (2019). Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 4–18. https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.165

Issue

Section

Artigos