Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.165Abstract
O artigo focaliza a formação em contexto na perspectiva pedagógica da Associação Criança, para compreender conceitos, métodos e realizações dessa formação. Integra um estudo em desenvolvimento no estágio doutoral, vinculado ao Doutorado Sanduíche, realizado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância da mesma Universidade. A vinculação do estudo aos dois processos formativos decorre da escolha da pesquisadora por filiar a frequência ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância ao seu plano de estudos para o Doutorado Sanduíche, tendo em vista o adensamento teórico e prático no campo da Pedagogia da Infância, conhecimento fulcral em sua tese. Trata-se de um estudo qualitativo (AMADO, 2013) que tem a Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2011, 2013) como base teórica. O estudo empírico desenvolve-se em um Centro de Educação de Infância onde ocorrem processos de formação em contexto; utiliza observação participante e entrevistas com uma diretora pedagógica, uma formadora em contexto e com educadoras. A conjugação dos dados providencia uma compreensão dos processos de como se faz a formação em contexto para a transformação da pedagogia. Conclui-se que a formação que integra na ação a teórica e a ética é um caminho cheio de possibilidades para transformar a pedagogia.
Downloads
References
Amado, J. (coord.). (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Araújo, S. B. & Oliveira-Formosinho, J. (2016). Formação em contexto para a reconstrução da pedagogia em creche: A relevância percebida de conteúdos e processos. In V. A. Cancian, S. F. S. Gallina, & N. Weschenfelder (Orgs.), Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil (pp. 351-369). Brasília: Ministério da Educação.
Bogdan, R. C. & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos . Portugal: Porto Editora.
Cagliarri, P., Filipini, T., Giacopini, E. et al. (2016). A equipe de coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional. In C. Edwards, L. Gandini, & G. Forman, As cem linguagens da criança: A experiência de Reggio Emilia em transformação (pp. 143-152). Porto Alegre: Penso.
Formosinho, J. (2013). Prefácio. In J. Oliveira-Formosinho (Org.), Modelos Curriculares para a Educação de Infância: Construindo uma práxis de participação (pp. 9-24). Porto: Porto Editora.
Formosinho, J. (2018). Prefácio. In J. Oliveira-Formosinho & S. B. Araújo (Orgs.), Modelos pedagógicos para educação em creche (pp. 7-28). Porto: Porto Editora.
Formosinho, J. & Oliveira-Formosinho, J. (2017). A voz das crianças na ação pedagógica e na investigação educacional. In J. Machado & J. M. Alves (Org.), Mérito e Justiça: Investigação e intervenção em educação (pp. 81-102). Porto: Fundação Manuel Leão, V. N, Gaia.
Freire, P. (1979). Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes.
Freire, P. (2009). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (40ª reimpressão). São Paulo: Paz e Terra.
Morin, E. (2005). Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Meridional/Sulina.
Oliveira-Formosinho, J. (2016a). A formação em contexto: A mediação do desenvolvimento profissional praxiológico. In V. A. Cancian, S. F. S. Gallina, & N. Weschenfelder (Orgs.), Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil (pp. 87-111). Brasília: Ministério da Educação.
Oliveira-Formosinho, J. (2016b). A investigação praxiológica: Um caminho para estudar as transições na Pedagogia-em-Participação. In J. Formosinho, G. Monge, & J. Oliveira-Formosinho (Orgs.), Transição entre ciclos educativos: Uma investigação praxiológica (pp. 17-34). Porto: Porto Editora.
Oliveira-Formosinho, J. (2007). Pedagogia(s) da infância: Reconstruindo uma práxis de participação. In J. Oliveira-Formosinho, T. M. Kishimoto, & M. A. Pinazza, Pedagogia(s) da infância: Dialogando com o passado, construindo o futuro (pp. 13-36). Porto Alegre: Artmed.
Oliveira-Formosinho, J. & Araújo, S. B. (Orgs.). (2018). Modelos pedagógicos para educação em creche. Porto: Porto Editora.
Oliveira-Formosinho, J. & Formosinho, J. (2001). Associação Criança: Uma comunidade de apoio ao desenvolvimento sustentado na educação de infância. In J. Oliveira-Formozinho & J. Formosinho (Orgs.), Associação Criança: Um contexto de formação em contexto (pp. 27-61). Braga: Livraria do Minho.
Oliveira-Formosinho, J. & Formosinho, J. (2013). A perspectiva educativa da Associação Criança: A Pedagogia-em-Participação. In J. Oliveira-Formozinho (Org.), Modelos Curriculares para a Educação de Infância: Construindo uma práxis de participação (pp. 25-60). Porto: Porto Editora.
Oliveira-Formosinho, J. & Formosinho, J. (2011). A perspectiva pedagógica da Associação Criança: A Pedagogia-em-participação. In J. Oliveira-Formosinho & R. Gambôa, O trabalho de projeto na Pedagogia-em-participação (pp. 11-39). Porto: Porto Editora.
Oliveira-Formosinho, J. (2018). Pedagogia-em-Participação: Modelo pedagógico para a educação em creche. In J. Oliveira-Formosinho & S. B. Araújo (Orgs.), Modelos pedagógicos para educação em creche (pp. 29-55). Porto: Porto Editora.
Oliveira-Formosinho, J. & Formosinho, J. (2018). A formação como pedagogia da relação. FAEEBA – Ed. e Contemp. , 27(51), 19-28.
Pascal, C. (2018). Promoting a democratic, ethical and principled process of child assessment. Conferência Plenária no 1º Congresso Internacional Integrando Saberes: pedagogia, formação e investigação em educação pedagogias participativas na educação de infância, ESELX, Lisboa.
Pascal, C. & Bertram, T. (2012) Praxis, Ethics and Power: Developing praxeology as a participatory paradigm for early childhood research. European Early Childhood Education Research Journal , 20(4), 477-492.
Pinazza, M. A. (2014). Formação de profissionais da Educação Infantil em contextos integrados: Informes de uma investigação ação (Tese de livre-docência não-publicada). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Sousa, J. (2016). Formação em contexto: Um estudo de caso praxiológico (Dissertação de mestrado não-publicada). Programa de Pós-Graduação em Educação de Infância – Estudos Avançados, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
Spink. M. J. P. (Org.). (2004). O conhecimento no cotidiano: As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.