Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v8i2.159Abstract
Através da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.
Palavras-chave: Educação democrática, questões de democracia na pequena infância, gestão democrática em creche.
Downloads
References
Bronfenbrenner, U. (1979). The ecology of human development. Cambridge: Harvard University Press.
Burchinal, M., Peisner-Feinberg, E., Bryant, D. M., & Clifford, R. (2000). Children’s social and cognitive development and child-care quality: Testing for differential associations related to poverty, gender or ethnicity. Applied Development Science, 4, (3) 149-165. Retirado de https://doi.org/10.1207/S1532480XADS0403_4
Cabra, G. P. (2017). Educação e democracia: Perspectiva emancipatória a partir da filosofia social de John Dewey. Quaestio Iuris, 10 (2), 844-866. doi: 10.12957/rqi.2017.25969
Dale, R., & Robertson, S. (2004). Interview with Boaventura de Sousa Santos. Globalisation, Societies and Education, 2 (2), 147-160. doi: 10.1080/14767720410001733629
Dewey, J. (2007). Democracia e educação. Lisboa: Didáctica.
Fernandes, N., & Tomás, C. (2004). Da emergência da participação à necessidade de consolidação da cidadania da infância...os intricados trilhos da acção, da participação e do protagonismo social e político da infância. In M. J. Sarmento & A. B. Cerisara (Org.). Crianças e miúdos: Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. (35-62). Lisboa: Asa. Retirado de https://pt.scribd.com/document/47267768/participacao-2004
Foucault, M. (1997). Resumo dos cursos do collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Zahar
Goldschmied, E., & Jackson, S. (2006). Educação de 0 a 3 Anos: O atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed.
Howes, C., & Olenick, M. (1986). Family and child care influences on toddler’s compliance. Child Development, 57 (1), 202-216. Retirado de http://www.jstor.org/stable/1130652.
Moss, P. (2009). Introduzindo a política na creche: A educação infantil como prática democrática. Psicologia USP, 20 (3), 417-436. Retirado de http://www.scielo.br/pdf/pusp/v20n3/v20n3a07.pdf
Moss, P. (2015). Childhood, education and society at a time of deepening multiple crises. Investigar em educação, 4, 9-24. Retirado de http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/95/94
Plaisance, E. (2004). Para uma sociologia da pequena infância. Educação & Sociedade, 25 (86), 221-241. Retirado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87313718011
Sarmento, M. (2010, novembro). Pobreza, Exclusão e políticas públicas inclusivas para a infância. Colóquio dinâmicas actuais da pobreza e da exclusão social: Conceptualizações, políticas e intervenções. Apresentação efetuada para a Associação Portuguesa de Sociologia. Lisboa. Retirado de http://www.aps.pt/cms/imagens/ficheiros/FCH4d70d0ae0bce7.pdf.
Tadeu, B. (2014). A legislação portuguesa para a pequena infância: Uma visão sociológica sobre a infância. Interações, 10 (30), 159-175. Retirado de http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4029/3019
Tomás, C., & Soares, N. (2004). Cosmopolitismo infantil: Uma causa (sociologicamente) justa. Actas dos ateliers do V Congresso Português de Sociologia. (1-6). Retirado de http://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/DPR460e8539509a8_1.pdf
Tomás, C., Vilarinho, E., Homem, L. F., Sarmento, M., & Folque, M. A. (2015). Pensar a educação de infância e os seus contextos. Cadernos de educação de infância, 105, 4-25. Retirado de http://hdl.handle.net/1822/39778
UNICEF Innocenti Research Centre (2012). Measuring child poverty: New league tables of child poverty in the world’s rich countries. Innocenti report card 10. Florence: UNICEF Innocenti Research Centre. Retirado de https://www.unicef-irc.org/publications/pdf/rc10_eng.pdf
UNICEF (2014a). As crianças e a crise em Portugal. Vozes de crianças, políticas públicas e indicadores sociais, 2013. Lisboa: Comité português para a UNICEF. Retirado de https://www.unicef.pt/as-criancas-e-a-crise-em-portugal/files/Relatorio-Unicef.pdf
UNICEF (2014b). El estado mundial de la infancia de 2014 en cifras. Revelando las disparidades para impulsar los derechos de la niñez. Todos los niños y niñas cuentan. Nueva York: UNICEF. Retirado de https://www.unicef.org/spanish/sowc2014/numbers/documents/spanish/SP-FINAL%20FULL%20REPORT.pdf
Vandell, D.L., Belsky, J., Burchinal, M., Steinberg, L., Vandergrift, N., & NICHD Early Child Care (2010). Do effects of early child care extend to age 15 years? Results from the NICHD study of early child care and youth development. Child Development, 81 (3), 737-756. Retirado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2938040/
Vasconcelos, T. (2006). A educação de infância: Propostas de reflexão para um debate nacional sobre educação. Retirado de http://dne.cnedu.pt/dmdocuments/A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20inf%C3%A2ncia-propostas%20para%20reflex%C3%A3o.pdf
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.