Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v8i2.139Abstract
O presente artigo tem por objetivo constituir um olhar reflexivo sobre um projeto de investigação que desenvolvemos e em que pretendíamos ampliar a compreensão acerca de como poderá a documentação pedagógica, baseada na fotografia e na reflexão sobre os seus significados, constituir um meio potencializador da ação e do desenvolvimento profissional do educador de infância? Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso múltiplo, em que aplicámos as técnicas de análise documental, observação participante, inquérito por entrevista e análise de conteúdo. Neste concluímos que a fotografia pedagógica poderá constituir um meio potencializador da ação pedagógica e do desenvolvimento profissional do educador de infância, dadas as potencialidades encontradas quer para a observação, documentação e divulgação da ação pedagógica, quer para a supervisão, investigação e teorização, as quais são fundamentais para o desenvolvimento profissional.Downloads
References
Alves-Mazzotti, A. (2006). Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa. Rio de Janeiro. Universidade Estácio de Sá. 36 (129), Pp.637-651. [Disponível em
http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a07361299, consultado em 01/12/2013]
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70.
Berger, J. (2013a). Apariencias. In Berger, J. & Mohr, J. (1982) (2013). Otra manera de contar (pp.81-129). Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Berger, J. (2013b). Historias. In Berger, J. & Mohr, J. (1982) (2013). Otra manera de contar (pp.277-289). Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto. Porto Editora.
Craveiro, M. (2007). Formação em contexto: um estudo de caso no âmbito da pedagogia da infância. Tese de Doutoramento em Estudos da Criança. Braga. Universidade do Minho.
Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Colecção Currículo, Políticas e Práticas. Porto. Porto Editora.
Edwards, C. (1999). Parceiro, promotor do crescimento e guia – os papéis dos professores de Reggio em ação. In Edwards, C., Gandini, l., & Forman, G. (1999a). As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância (pp. 159-176). Porto Alegre. Artmed Editora.
Edwards, C., Gandini, l., & Forman, G. (1999a). As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre. Artmed Editora.
Edwards, C. Gandini, L., & Forman, G. (1999b). Aspetos gerais. In Edwards, C., Gandini, l., & Forman, G. (1999a). As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância (pp. 21-35). Porto Alegre. Artmed Editora.
Gouveia, J. (2007). Competências: moda ou inevitabilidade? Saber(e)Educar. Porto. ESE de Paula Frassinetti, 12, pp. 31-58. [Disponível em
http://repositorio.esepf.pt/bitstream/10000/19/2/SeE12CompetenciasGouveia.pdf, consultado em 25/10/2013]
Oliveira-Formosinho, J. (2002). A Supervisão na formação de professores I – da sala à escola. Porto. Porto Editora.
Formosinho, J., Oliveira-Formosinho, J., & Machado, J. (2010). Docência, interacção pessoal e desenvolvimento humano. In Formosinho, j., Machado, J. & Oliveira-Formosinho, J. (2010). Formação, desempenho e avaliação de professores (pp.11-24). Coleção Educação e Formação. Mangualde. Edições Pedago.
LeeKeenan, D. & Nimmo, J. (1999). Conexões – uso da abordagem de projeto com crianças. In Edwards, C., Gandini, l., & Forman, G. (1999a). As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância (pp.253-268). Porto Alegre. Artmed Editora.
Malaguzzi, l. (1999). Histórias, ideias e filosofia básica. In Edwards, C., Gandini, l., & Forman, G. (1999a). As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância (pp. 59-104). Porto Alegre. Artmed Editora.
Martins, G. (2008). Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade de pesquisas no Brasil. RCO – Revista de Contabilidade e Organizações – FEARP/USP. Universidade de S. Paulo. S. Paulo, 2 (2), pp. 8-18. [Disponível em
http://www.revistas.usp.br/rco/article/viewFile/34702/37440, consultado em 20/06/2013]
Ministério da Educação. (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa. ME/DGE
Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. Coleção Formare – Guias Práticos. Santo Tirso. De Facto Editores.
Rinaldi, C. (1999). O currículo emergente e o construtivismo social. In Edwards, C., Gandini, l., & Forman, G. (1999a). As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância (pp.113-122). Porto Alegre. Artmed Editora.
Sá-Chaves, I. (2002). Práticas de supervisão: Tempo e memórias de formação. Infância e Educação; Investigação e Práticas. Revista de Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância, 4, pp. 70-78.
Schnell, R. (2007). O uso da fotografia em sala de aula. Palmeira: espaço urbano, econômico e sociabilidades – a fotografia como fonte para a história – 1905 a 1970. In O professor PDE e os desafios da escola pública Paranaense [Versão eletrónica]. Cadernos PDE. Paraná. Secretaria da Educação, 1, pp. 1-37. [Disponível em
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2007_uepg_hist_artigo_rogerio_schnell.pdf, consultado em 08/08/2013]
Sergiovanni, T. (2004). Novos caminhos para a liderança escolar. Porto. Edições Asa.
Silveira, L. (2005). Desenvolvimento humano e desenvolvimento sustentável: o papel da escola no século XXI. Saber(e)Educar. Porto. ESE de Paula Frassinetti, 10, pp.9-28. [Disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/25, consultado em 12/12/2013]
Sontag, S. (2012). Ensaios sobre fotografia. Lisboa. Quetzal Editores.
Tinoco, R. (2004). Histórias de vida: um método qualitativo de investigação. Psicologia.com.pt. O portal dos psicólogos. [Disponível em
http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0349.pdf, consultado em 09/06/2013]
Vieira, F. (2009) Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Revista Educação e Sociedade. Campinas, 29 (105), pp. 197-217. [Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a10.pdf , consultado em 28/12/2013]
Vecchi, V. (1999). O papel do atelierista. In Edwards, C., Gandini, l., & Forman, G. (1999a). As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância (pp.129-135). Porto Alegre. Artmed Editora.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.