“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?”: Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar

Autores

  • Maria Teresa Martins Cortez Marques Graça

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.87

Resumo

O texto aqui presente pretende mostrar quão necessário se torna estudar a experiência das crianças, suas conceções e imagens, para podermos entender os diferentes fenómenos sociais que lhes dizem respeito. As grandes transformações sociais que têm vindo a suceder-se no interior da família, sobretudo nas últimas décadas, suscitaram na autora a necessidade de perceber a atual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico, resgatada a partir das vozes das crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância partiu-se da noção de que as crianças são atores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Este artigo visa desocultar as representações de um grupo de crianças, em contexto de jardim de infância, acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos(as), no interior da família. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alderson, P. (2005). “Crianças como investigadoras: Os Efeitos dos Direitos de Participação na Metodologia de Investigação”. In P. Christensen & A. James (Orgs.), Investigação com Crianças. Perspectivas e Práticas (pp. 261-280). Porto. Escola Superior de Paula Frassinetti

Beck, U. & Beck-Gernsheim (2003). La Individualización. El individualismo institucionalizado y sus consecuências sociales y políticas. Barcelona: Paidós.

Cunha, V. (2007). O Lugar dos Filhos. Ideais, Práticas e Significados. Lisboa: ICS.

Fernandes, N. (2009). Infância e Direitos. Representações, Práticas e Poderes. Porto: Edições Afrontamento

Ferreira, M. (2004). A Gente Gosta é de Brincar com os outros Meninos. Porto: Afrontamento.

Ferreira, M. (2006). “Tá na hora d’ir p’rà escola!”; “Eu não sei fazer esta, senhor professor!” ou… brincar às escolas na escola (JI) como um modo das crianças darem sentido e negociarem as relações entre a família e a escola. Interacções, 2, 27-58.

Giddens, Anthony (2001). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Graue, M. & Walsh J. (2003). Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Marchi, R. (2007). A Radicalização do Processo Histórico de Individualização da criança e a “crise social” da Infância. Universidade Regional de Blumenau. Brasil: (Texto policopiado).

O’Kane, C. (2005). O Desenvolvimento de Técnicas Participativas: Facilitando os Pontos de Vista das Crianças acerca de Decisões que as Afectam. In P. Christensen & A. James (Orgs.), Investigação com Crianças. Perspectivas e Práticas (pp. 123-148). Porto. Escola Superior de Paula Frassinetti.

Qvortrup, J. (1999). Crescer na Europa – Horizontes actuais dos Estudos sobre a Infância e a Juventude. A Infância na Europa: novo campo de Pesquisa Social”. Dinamarca: Universidade de Throndhein.

Sarmento, M. J. (2008). Os Olhares da Sociedade Portuguesa sobre a Criança. Braga: Universidade do Minho. (policopiado).

Downloads

Publicado

13-04-2016

Como Citar

Graça, M. T. M. C. M. (2016). “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?”: Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 6(1), 50–68. https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.87

Edição

Secção

Artigos