Formar leitores no Ensino Básico: a mais-valia da implementação de um clube de leitura

Autores

  • Fernando Azevedo Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão, Universidade do Minho
  • Jorge Martins Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v1i1.53

Resumo

Não nascemos leitores, nem tão pouco não leitores. Tornamo-nos leitores ou não, em função das experiências motivadoras ou das experiências desmotivadoras que vivemos, ao longo da nossa vida.
Este artigo apresenta uma experiência de promoção leitora através da actividade do clube de leitura. Esta actividade foi realizada entre os anos de 2007-2008, com uma metodologia de investigação-acção, tendo sido implementada em quatro turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e duas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, representativas do universo de um agrupamento de escolas.
Pretendia-se constatar em que medida os clubes de leitura potenciavam o desenvolvimento da competência literária e da literacia dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos indicaram
que o clube de leitura permitiu um contacto mais dinâmico dos alunos com obras de literatura infantil e juvenil, potenciando a fruição leitora, a competência literária e um incremento nas
actividades de natureza literácica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Au, K. H. (2009). Promoting ownership of literacy. Reading today, 26(6), 16.

Azevedo, F. (2007a). Construir e consolidar comunidades leitoras em contextos não escolares.

In F. Azevedo (Coord.), Formar leitores. Das teorias às práticas (pp. 149-164). Lisboa: Lidel.

Azevedo, F. (2007b). Práticas estimuladoras da formação de leitores críticos e comprometidos.

Desenredo. Revista do programa de pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo,

vol. 3 nº 1, Janeiro/Junho, 27-34.

Azevedo, F. (2008). Desenvolver a aprendizagem activa de competências através da literatura.

In O. Sousa & A. Cardoso (Eds.), Desenvolver competências em Língua Portuguesa (pp.75-88).

Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação

de Lisboa.

Azevedo, F. (2009). Literacias: Contextos e práticas. In F. Azevedo & M. G. Sardinha (Coords.),

Modelos e práticas em literacia (pp. 1-16). Lisboa: Lidel.

Boyd, M. & Kneller, S. (2009). The 42nd crochet: Getting students hooked into a literacy

community. The Reading teacher, 62 (5), 434-441.

Cerrillo, P. (2006). Literatura infantil e mediação leitora. In F. Azevedo (Coord.), Língua materna

e literatura infantil. Elementos nucleares para professores do ensino básico (pp. 33-46). Lisboa:

Lidel

Cerrillo, P. (2007). Literatura infantil y juvenil y educación literaria. Hacia una nueva enseñanza

de la literatura. Barcelona-Buenos Aires-México: Octaedro.

Colomer, T. (1995). La adquisición de la competencia literaria. Textos de didáctica de la lengua y

la literatura (pp. 8-22), 4, Barcelona: Grao Educación.

Dillon, D. R., O`Brien, D. G. & Heilman, E. E. (2004). Literacy research in the next millennium:

From paradigms to pragmatism and practicality. In B. R. Ruddell & J. N. Unrau (Eds.),

Theoretical models and processes of reading (pp. 1530-1556). Newark: International Reading

Association.

Fuhler, C., Farris, P. & Nelson, P. (2006). Reaching across the curriculum: Opening the doorway

to the past through artifacts. The Reading teacher, 59 (7), 646-659

Galda, L., & Beach, R. (2001). Response to literature as a cultural activity. Reading research

quarterly, 36(1), 64-73.

Gambrell, L. B. & Marinak, B. A. (1997). Incentives and intrinsic motivation to read. In J. T. Guthrie

& A. Wigfield (Eds.), Motivating readers through integrated instruction (pp. 205-216). Newark:

International Reading Association.

Guthrie, J. T & Knowles, K. T. (2001). Promoting reading motivation. In L. Verhoeven & C. Snow

(Eds.), Literacy and motivation. Reading engagement in individuals and groups (pp. 159-176).

New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Guthrie, J. T. & Greaney, V. (1996). Literacy acts. In R. Barr, M. L. Kamil, P. Mosenthal & P. D.

Pearson (Eds.), Handbook of reading research. (Vol. II, pp. 68-96). New Jersey: Lawrence

Erlbaum Associates Publishers.

Guthrie, J. T. & Mccann, A. D. (1997). Characteristics of classrooms that promote motivations

and strategies for learning. In J. T. Guthrie & A. Wigfield (Eds.), Motivating readers through

integrated instruction (pp. 128-148). Newark: International Reading Association.

Irwin, J. W. (1986). Teaching reading comprehension processes. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice Hall.

Jean, G. (2000). A leitura em voz alta. Lisboa: Instituto Piaget.

Lluch, G. (2003). Análisis de narrativas infantiles y juveniles. Cuenca: Ediciones de la Universidad

de Castilla-La Mancha.

Monaghan, E. J. & Hartman, D. K. (2002). Undertaking historical research in literacy. In M.

L. Kamil, P. B. Mosenthal, P. D. Pearson & R. Barr (Eds.), Methods of literacy research. The

methodology chapters from the handbook of reading research. (Vol. III, pp. 33-45). New Jersey:

Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

Moss, B. & Young, T. A. (2010) Creating lifelong readers through independent reading. Newark:

International Reading Association.

Pereira, I. S. P. (2009). Literacia crítica: Concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis

iniciais de escolaridade. In F. Azevedo & M. G. Sardinha (Coords.), Modelos e práticas em

literacia (pp. 17-34). Lisboa: Lidel.

Pereira, João & Pimentel, Jorge (2009). O blogue em contexto escolar. In F. Azevedo & M. G.

Sardinha (Coords.), Modelos e práticas em literacia (pp. 169-177). Lisboa: Lidel.

Poole, D. (2008). Interactional differentiation in the mixed-ability group: A situated view of two

struggling readers. Reading research quarterly, 43 (3), 228–250.

Poslaniec, C. (2005). Incentivar o prazer de ler. Actividades de leitura para jovens. Lisboa: Asa.

Poslaniec, C. & Houyel, C. (2000). Activités de lecture a partir de la littérature de jeunesse. Paris:

Hachette Éducation.

Raphael, T.E., Florio-Ruane, S., George, M., Hasty, N.L., & Highfield, K. (2004). Book club. A literacy

framework for the primary grades. Lawrence, MA: Small Planet Communications

Raphael, T.E., Pardo, L. S. & Higfield, K. (2002). Book club. A literature-based curriculum. Massachusetts:

Small Planet Communications.

Richgels, D.J. (2004). Paying attention to language. Reading research quarterly, 39(4), 470-477.

Rosenblatt, L. M. (2004). The transactional theory of reading and writing. In R. B. Ruddell & N.

J. Unrau (Eds.), Theoretical models and processes of reading (pp. 1363-1398). Newark, DE:

International Reading Association.

Scharber, C. (2009). Digital literacies. Online book clubs: Bridges between old and new literacies

practices. Journal of adolescent & adult literacy, 52 (5), 433-437.

Searle, C. (1993). Words to a life-land: Literacy, the imagination and palestine. In C. Lankshear,

M. Greene & P. McLaren (Ed.), Critical literacy: Politics, praxis and the postmodern (pp.167-192).

Albany, NY: State University of New York Press.

Sim-Sim, Inês (2007). O ensino da leitura: A compreensão de textos. Lisboa: Ministério da Educação/

Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Sipe, L. R. (2000). The construction of literary understanding by first and second graders in

oral response to picture storybook read-alouds. Reading research quarterly, 35(2), 252–275.

Stevens, R. (2006). Integrated Middle School Literacy Instruction. Middle Scholl Journal, 38 (1),

-19.

Strickland, D. S. (2003). Cómo organizar un programa de lectura basado en la literatura. In

Cullinan, B. E. (Coord.), La lectura en el aula: Ideas y estrategias de enseñanza para la formación

de lectores (pp. 125-143). México: Trillas.

Tauveron, C. (2002). Lire la littérature à l`école. Pourquoi e comment conduire cet apprentissage

spécifique?De la GS au CM. Paris: Hatier.

Trelease, J. (1982). The read-aloud handbook. Harmondsworth, England: Penguin.

Wilfong, L. G. (2009). Textmasters: Bringing literature circles to textbook reading across the

curriculum. Journal of adolescent & adult literacy, 53 (2), 164-171.

Yopp, R. & Yopp, H. (2006). Literature-based reading activities. Ma: Allyn & Bacon.

Downloads

Publicado

31-03-2011

Como Citar

Azevedo, F., & Martins, J. (2011). Formar leitores no Ensino Básico: a mais-valia da implementação de um clube de leitura. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 1(1), 21–32. https://doi.org/10.25757/invep.v1i1.53

Edição

Secção

Artigos