Processamento Sensorial de Crianças na Educação Infantil na Perspectiva do Educador
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.346Palavras-chave:
Processamento sensorial, Terapia ocupacional, Educação infantilResumo
Contexto: Crianças com processamento sensorial deficiente têm dificuldade de se envolver na participação escolar. O estudo teve como objetivo identificar os padrões de processamento sensorial de crianças pré-escolares na perspectiva de seus educadores. Métodos: Para tanto, 5 educadores avaliaram 70 crianças de 3 anos de desenvolvimento típico usando o Sensory Processing Measure PreSchool (SPM-P). Resultados: Os resultados mostraram que nas categorias de reatividade, bem como planejamento e ideias, a maioria das crianças avaliadas estava dentro do padrão de desempenho típico (73% e 63%, respectivamente), embora tenham sido observados padrões de disfunção leve e moderada (23% e 21%) e disfunção definitiva (4% e 16%). No entanto, na categoria de participação social, os padrões de disfunção excederam o de desempenho típico (48%), com 29% sendo leves ou moderados e 23% definitivos. Conclusão: Dado que o processamento sensorial tem uma forte influência na participação social, este estudo contribui para a base de conhecimento para melhores intervenções com crianças com disfunção de processamento sensorial.
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