A calculadora gráfica no ensino básico com o contributo da Mediação Semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.343

Palavras-chave:

Calculadora gráfica, Potencial semiótico do artefacto, Esquemas de uso, Esquemas de ação instrumentada, Mediação semiótica

Resumo

Este artigo visa analisar a resolução de uma tarefa de Geometria, de índole exploratória, com recurso ao artefacto mediador, calculadora gráfica. Procurou-se compreender como é que o aluno promoveu signos de artefacto através do desenvolvimento de esquemas de uso e esquemas de ação instrumentada. Posteriormente, na discussão coletiva, pretendemos analisar como é que a professora promoveu a transição desses signos de artefacto para signos matemáticos. Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa de natureza interpretativa e descritiva, adotou-se a modalidade estudo de caso, focada no trabalho de dois pares de alunos. Os resultados evidenciam que a calculadora gráfica, funcionou como um instrumento de mediação semiótica e a orquestração da professora na discussão coletiva foi imprescindível para o desenvolvimento do potencial semiótico deste artefacto, resultando na construção do conhecimento matemático.

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Biografias Autor

Manuela Subtil, Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo

Professora de Matemática do grupo 500. É Licenciada e Mestre em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo e Ensino Secundário e Doutora em Ciências da Educação - Especialidade em Teoria do Desenvolvimento Curricular. É autora de livros escolares e artigos publicados em revistas nacionais. Também tem
publicados, posters e comunicações, em atas de congressos nacionais e internacionais. Tem experiência em supervisão pedagógica no âmbito da licenciatura pré-bolonha de Ensino de Matemática no 3.º Ciclo e Ensino Secundário, e no mestrado de bolonha de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos. É investigadora colaboradora do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, tendo participado no projeto Inovação Curricular e sucesso em Matemática (PTDC/CED-EDG/32422/2017). Os seus principais interesses em investigação assentam nas seguintes áreas: Aprendizagem e ensino com
Tecnologias de Informação e Comunicação, Inclusão e Diferenciação Pedagógica, Currículo e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores.

António Manuel Dias Domingos, Nova School Of Science And Technology, FCT NOVA

Licenciado em Matemática e Desenho, Mestre em Ciências da Educação e Doutor e na mesma área, com a especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular, ambas as especializações realizadas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da FCT NOVA, lecionando no Mestrado em Ensino da Matemática, no Mestrado em Educação
e o Programa Doutoral em Educação NOVA-ISPA. É investigador do CICS NOVA e coordenador da UIED, onde tem participado em vários projetos de investigação financiados, de entre os quais se destacam
“Promover o sucesso em matemática” (PTDC/CPE-CED/121774/2010) e Inovação Curricular e sucesso em Matemática (PTDC/CED-EDG/32422/2017), projetos estes onde assumiu o cargo de Investigador Responsável. É sócio de várias associações profissionais tendo integrado a Direção da APM e
sendo atualmente membro da Direção da SPIEM. Os principais interesses de investigação prendem-se com as questões relacionadas com o Ensino e Aprendizagem da Matemática, a integração das
Tecnologias no Ensino e Aprendizagem, o Desenvolvimento Curricular em Matemática e aspetos relacionados com a História do Ensino da Matemática.

Maria Alessandra Mariotti, University of Siena, Department of information Engineering and Mathematics Science

Graduated in Mathematics at the University of Pisa - Italy, she obtained her PhD in Mathematics Education at the University of Tel Aviv – Israel. For many years she was professor at the Department of Mathematics of the University of Pisa, where she taught Mathematics and Mathematics Education. Currently retired, she is Senior Professor at the Department of Information Engineering and
Mathematics Science of the University of Siena. Her research concerns Mathematics Education. She has been the principal investigator of several National and International research projects and coordinator and developer of a research group involving secondary school teachers. On of the main fields of
her study have been “Integration of New Technologies in School Practice”; in particular, she investigates the role of specific computational environments that enhance teaching and learning processes.

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Publicado

28-03-2023

Como Citar

Subtil, M., Domingos, A. M. D., & Mariotti, M. A. (2023). A calculadora gráfica no ensino básico com o contributo da Mediação Semiótica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 116–143. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.343

Edição

Secção

Artigos