Sala de aula ou redação do jornal?

Uma experiência curricular cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.310

Resumo

No século subsequente aos seminais trabalhos de Kilpatrick (1918) e Freinet (1976), mantêm-se fundamentais ações pedagógicas dialogantes com as conceções de ‘trabalho por projeto’ e ‘jornal escolar’, referenciais estruturantes para se equacionar uma real formação cidadã.

Decorrente dessa perspetiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que assentou na seguinte questão: Que opiniões constroem os alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre a experiência de criarem um jornal escolar?. Uma experiência que envolveu duas turmas do 5.º ano e uma do 6.º ano, no ano letivo 2020/21, numa instituição escolar privada portuguesa.

Como principais resultados destacam-se, por um lado, o reconhecimento consensual do ‘ensino por projeto’ como uma prática relevante para a aprendizagem dos estudantes e, ainda, para o desenvolvimento de competências de interação social; e, por outro, a constatação justificada das potencialidades de tal opção curricular na promoção da autonomia e autodeterminação das crianças e jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amado, J. (2014). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. doi:10.14195/978-989-26-0879-2

Amor, E. (2006). Didáctica do Português. Fundamentos e Metodologia (6.ª ed.). Lisboa: Texto Editora

Aoki, T.T. (2005). Curriculum in a new key: the collected works of Ted T. Aoki. (W.F. Pinar & R.L. Irwin, Eds.) New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Apple, M.W. (2019). Ideology and curriculum. New York: Routledge

Arendt, H. (2019). Pensar sem corrimão. Lisboa: Relógio D'Água

Bauman, Z. (2009). A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. (J. Gradel, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo (4.ª ed.). Lisboa: Edições 70

Barton, K. & Levstik, L. (2004). Teaching History for the common good. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates

Biesta, G. (2017). The rediscovery of teaching. New York: Routledge

Biesta, G. (2020). The three gifts of teaching: Towards a non-egological. Journal of Moral Education, 1-16. doi:10.1080/03057240.2020.1763279

Camps, A. (2003). Secuencias didácticas para aprender a escribir. Barcelona: Graó

Colomer, T. & Teberosky, A. (2003). Aprender a Ler e a Escrever. Porto Alegre: ARTMED

Denzin, N. & Lincoln, Y. (2012). Manual de investigación cualitativa. El campo de la investigación cualitativa. Barcelona: Gedisa

Duarte, P. (2021). Pensar o desenvolvimento curricular: uma reflexão centrada no ensino. Porto: Escola Superior de Educação do Porto

Esteves, M. (2006). Análise de Conteúdo. ln J.A. Lima & J. Pacheco (Orgs.), Fazer Investigação: Contributos para a elaboração de dissertações e teses (pp. 105-126). Porto: Porto Editora

Freinet, C. (1976). As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa: Editoral Estampa

Freinet, C. (1991). Pedagogia do bom senso (3.ª ed.). São Paulo: Martins Fontes

Gimeno Sacristán, J. (2015). El currículum como estudio del contenido de la enseñanza. In Ensayos sobre el currículum: Teoría y práctica (pp. 22-62). Madrid: Morata

Gimeno Sacristán, J. & Pérez Gómez, Á.I. (2008). Comprender y transformar la enseñanza (12.ª ed.). Madrid: Ediciones Morata

Giroux, H.A. (2018). The Public in Peril: Trump and the Menace of American. Routledge: New York

Giroux, H. A. (2021). Race, politics, and pandemic pedagogy: education in Time of Crises. London: Bloomsbury

Imbernón, F. (2012). Pedagogia Freinet - A atualidade das invariantes pedagógicas. Porto Alegre: Grupo Penso

Kemmis, S. & Edwards-Groves, C. (2018). Understanding Education: History, Politics and Practice. Singapore: Springer. doi:10.1007/978-981-10-6433-3

Kilpatrick, W.H. (1918). The Project Method. Teachers College Record, 19, 319-334

Kilpatrick, W.H. (1921). Dangers and Difficulties of the Project Method and How to Overcome Them: I. Introductory Statement: Definition of Terms. Teachers College Record, 22(4), 283-287

Korczak, J. (1997). Como amar uma criança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Laur, D. (2013). Authentic learning experiences : a real-world approach to project-based learning. Routledge: New York

Lee, P. (2016). Literacia histórica e história transformativa. Educar em Revista, 60, 107-146

Moreira, A.I. (2020). Para uma aprendizagem histórica: dos mitos aos desafios. Revista História Hoje, vol.18, n.9, 101-124

Morin, E. (2005). Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Meridional

Nussbaum, M.C. (2012). Not for profit: why democracy needs the humanities. Princeton: Princeton University Press

Onuora-Oguno, A.C. (2019). Development and the Right to Education in Africa. Palgrave: Cham. doi:10.1007/978-3-319-90335-4

Osler, A. (2011). Teacher interpretations of citizenship education: national identity, cosmopolitan ideals, and political. Journal of Curriculum Studies, 43(1), 1-24. doi:10.1080/00220272.2010.503245

Pecore, J.L. (2015). From Kilpatrick’s project method to project-based learning. Em M. Y. Eryaman, & B. C. Bruce (Edits.), International handbook of progressive education (pp. 155-171). New York: Peter Lang

Rodari, G. (2017). Gramática da fantasia. Coimbra: Faktoria K de Livros.

Rosales López, C. (2009). Didáctica: Innovación en la Enseñanza. Santiago de Compostela: Andavira

Torres Santomé, J. (2017). Políticas educativas y construcción de personalidades neoliberales y neocolonialistas. Madrid: Ediciones Morata

UNESCO. (2021). Reimagining our futures together: a new social contract for education. Paris: UNESCO: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization

Verma, R. (2017). Critical Peace Education and Global Citizenship: Narratives From the Unofficial Curriculum. New York: Routledge

Downloads

Publicado

29-03-2022

Como Citar

Moreira, A. I., & Duarte, P. (2022). Sala de aula ou redação do jornal? Uma experiência curricular cidadã. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 253–280. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.310

Edição

Secção

Artigos