Processos criativos: a importância do olhar

Autores

  • Ana Maria Garcia Nolasco da Silva Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v3i1.26

Resumo

Pesquisas realizadas recentemente salientam o papel desempenhado pelas emoções no cerne dos processos cognitivos e, em particular, na criatividade, entendendo esta não como uma faculdade mas como um processo complexo e dinâmico, dependente de vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito. Paralelamente, a abordagem pedagógica no domínio das artes modificou-se consideravelmente desde os anos 80, desviando a atenção da produção para o processo de conhecimento e o seu conteúdo. Essa alteração levou a uma mudança de paradigma: em vez de se introduzir cegamente os alunos nos detalhes e métodos da produção artística, isolando estes do seu contexto social, procura-se agora despertar neles o olhar estético. Como em Duchamp, tenta-se alcançar uma viragem qualitiva, do objeto para o contexto.

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Publicado

31-03-2013

Como Citar

Silva, A. M. G. N. da. (2013). Processos criativos: a importância do olhar. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 3(1), 24–32. https://doi.org/10.25757/invep.v3i1.26

Edição

Secção

Artigos