O ensino da gramática: paradigmas e desafios

Autores

  • Rui Tavares de Faria Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade dos Açores Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos Universidade de Coimbra https://orcid.org/0000-0002-0529-9107

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.236

Resumo

O ensino do Português tem sido alvo de mudanças didático-pedagógicas, nas duas últimas décadas. A atualização dos Programas, a reestruturação das práticas letivas e as frequentes reformulações no âmbito da avaliação da disciplina de Português poderão indiciar que ainda não foi delineado o melhor ensino-aprendizagem de uma unidade curricular fulcral, como é a língua portuguesa. Por conseguinte, o ensino da gramática vai passando por abordagens diversificadas: ora em contexto, a partir das fontes literárias que predominam nos manuais escolares ou ao serviço do desenvolvimento do domínio da escrita, ora fora de qualquer contexto, segundo metodologias de aprendizagem normativas e tradicionais, para dotar os alunos de um saber linguístico geral que deverá auxiliá-los no desenvolvimento das diferentes competências por que se pauta o ensino-aprendizagem do Português. Que paradigma (ou paradigmas) do ensino da gramática se tem revelado mais eficaz no devido reconhecimento das estruturas gramaticais da língua portuguesa? Que vantagens oferece cada um destes paradigmas? Que desafios se colocam aos professores, aos alunos e aos falantes em geral? É necessário reestruturar o sistema de ensino? É necessário reestruturar o sistema de ensino? O ciclo de aprendizagens? O plano curricular?

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

Tavares de Faria, R. (2021). O ensino da gramática: paradigmas e desafios. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(1), 44–58. https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.236

Edição

Secção

Artigos