As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores

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DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.199

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir, a partir das representações dos formadores de professores, as práticas de formação desenvolvidas com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e à promoção do seu uso, durante o processo de formação dos futuros professores. É um estudo descritivo e interpretativo centrado nos formadores de duas instituições públicas do Ensino Superior que formam professores em Portugal. Atendendo ao objetivo foram realizadas vinte entrevistas semidiretivas. Os resultados mostram que os formadores manifestam discursivamente preocupação em usá-las e em consciencializar os futuros professores para o seu uso pedagógico, mas nem sempre se observou total convergência de opinião e/ou de práticas em indicadores tidos como potencialmente inovadores e próximos do que se espera da formação inicial. As evidências apontam, sumariamente, para a dificuldade em oferecer oportunidades para que os futuros professores possam observar e experimentar exemplos de uso pedagógico com as TIC, devido, em parte, às crenças e atitudes que os próprios formadores têm sobre o ensino e as potencialidades das tecnologias, e ao défice de conhecimentos/formação dos próprios formadores na área que atuam como barreiras à promoção do seu uso.

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Biografia Autor

Gorete Ramos Fonseca, AEL - Agrupamento de Escolas da Lourinhã

Doutorada na área da Educação, especialidade em Formação de Professores, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É professora do Quadro de Escolas do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, onde exerce as funções de docente do 1.º ciclo do ensino básico, e formadora acreditada pelo CFPPC de Braga. Tem como principais áreas de interesse o desenvolvimento profissional, o currículo, as tecnologias digitais e a avaliação das aprendizagens.

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Publicado

28-09-2020

Como Citar

Fonseca, G. R. (2020). As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(2), 4–25. https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.199

Edição

Secção

Artigos