Influência dos media nas escolhas alimentares dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.169Resumo
A literatura especializada tem destacado a importância da escola na inibição de hábitos alimentares prejudiciais. Contudo, não parecem existir muitos estudos que analisem o contributo da ação dos professores na alteração das conceções e hábitos alimentares dos alunos e das suas famílias. Pelo tempo que os alunos passam em contexto escolar é essencial que estes se constituam como ambientes promotores de reflexão, conscientizando-os para que possam, no futuro, adotar estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. Neste enquadramento, esta investigação teve como principal objetivo perceber qual a influência dos media nas escolhas alimentares dos alunos, desenvolvendo, posteriormente, estratégias educativas promotoras de hábitos de alimentação saudável. Este estudo realizou-se no decurso do estágio com um grupo do 1.º ano do ensino básico, com alunos com idades compreendidas entre 6 e 7 anos. Face à natureza, desenvolvimento e suas implicações, o presente estudo inscreve-se numa perspetiva quantitativa e qualitativa na recolha e análise dos dados, a partir de um questionário destinado aos pais, de observações, notas de campo, efetuadas antes, no decorrer e após o desenvolvimento das experiências de aprendizagem e, também, dos trabalhos produzidos pelos alunos. As experiências de aprendizagem integram-se numa linha que valoriza o diálogo e a escuta ativa para apoiar o aluno a refletir sobre as questões relacionadas com o tema. Observa-se que tanto os alunos como as suas famílias são influenciadas pela publicidade e pelas estratégias de marketing. Pela discussão e reflexão, estes alunos parecem ter-se tomado consciência dos efeitos da publicidade e da importância de refletir, sobre o que é veiculado.Downloads
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