Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo

Autores

  • Jorgiana Ricardo Pereira Universidade Federal do Ceará/ UFC

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.165

Resumo

O artigo focaliza a formação em contexto na perspectiva pedagógica da Associação Criança, para compreender conceitos, métodos e realizações dessa formação. Integra um estudo em desenvolvimento no estágio doutoral, vinculado ao Doutorado Sanduíche, realizado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância da mesma Universidade. A vinculação do estudo aos dois processos formativos decorre da escolha da pesquisadora por filiar a frequência ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância ao seu plano de estudos para o Doutorado Sanduíche, tendo em vista o adensamento teórico e prático no campo da Pedagogia da Infância, conhecimento fulcral em sua tese. Trata-se de um estudo qualitativo (AMADO, 2013) que tem a Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2011, 2013) como base teórica. O estudo empírico desenvolve-se em um Centro de Educação de Infância onde ocorrem processos de formação em contexto; utiliza observação participante e entrevistas com uma diretora pedagógica, uma formadora em contexto e com educadoras. A conjugação dos dados providencia uma compreensão dos processos de como se faz a formação em contexto para a transformação da pedagogia. Conclui-se que a formação que integra na ação a teórica e a ética é um caminho cheio de possibilidades para transformar a pedagogia.

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Publicado

28-03-2019

Como Citar

Pereira, J. R. (2019). Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 4–18. https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.165

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Artigos