Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional

Autores

  • Bárbara Alexandra Tadeu Centro de Investigação e Intervenções Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto R. Alfredo Allen, 4200-135 Porto http://orcid.org/0000-0002-4460-3001

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v8i2.159

Resumo

Através da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.

Palavras-chave: Educação democrática, questões de democracia na pequena infância, gestão democrática em creche.

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Biografia Autor

Bárbara Alexandra Tadeu, Centro de Investigação e Intervenções Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto R. Alfredo Allen, 4200-135 Porto

Educadora de infância, mestre em Intervenção Precoce com o diploma de estudos avançados em Psicologia e a frequentar o Programa Doutoral em Ciências da Educação pela FPCEUP

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Publicado

24-09-2018

Como Citar

Tadeu, B. A. (2018). Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 8(2), 115–128. https://doi.org/10.25757/invep.v8i2.159

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