Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu

Autores

  • Ana Sucena Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.140

Resumo

O objetivo deste estudo é contribuir para o conhecimento do desenvolvimento da sensibilidade das crianças portuguesas para as sequências grafémicas na fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de uma competência sublexical de particular importância na aprendizagem da leitura e da escrita (Apel, Thomas-Tate, Wilson-Fowler e Brimo, 2012), constituindo-se como um forte aliado na escrita, já que permite uma alternativa muito menos custosa para a memória do que a memorização da forma inteira da representação ortográfica da palavra (Deacon et al., 2012). A investigação sugere que esta sensibilidade surge tão precocemente quanto o 1º ano de escolaridade (Danjon e Pacton, 2009). Apresentamos os resultados de um estudo longitudinal com quatro momentos de avaliação ao longo do 1º ano de escolaridade, realizado com 23 crianças falantes nativas do português europeu. 

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Referências

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Publicado

28-09-2017

Como Citar

Sucena, A. (2017). Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 7(3), 26–40. https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.140

Edição

Secção

Artigos