Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro

Autores

  • Fernanda Veneu Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil
  • Cássio Rosse Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil
  • Marco Costa Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v7i2.132

Resumo

Descreve-se, aqui, o processo de criação organização/construção de um banner com uma turma de 8.°ano do ensino fundamental no município de Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brasil), bem como da apresentação deste material aos demais alunos da escola. O tema proposto foi Amamentação no século XIX. Durante a preparação do material, utilizam-se técnicas de aprendizagem cooperativa (group investigation), com o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes ao desenvolver habilidades e valores como cooperação, interdependência positiva e responsabilidade. A atividade está sendo realizada no âmbito do projeto europeu Irresistible, de sensibilização de professores e de alunos para a pesquisa e inovação responsáveis. Os alunos apresentaram o painel aos colegas da escola, explicando o conteúdo e respondendo às perguntas feitas, como atividade da semana mundial da amamentação, e assistiram juntos a um vídeo sobre as leis brasileiras que protegem a amamentação. A atividade foi realizada em 4 de agosto de 2016, para coincidir com o calendário da semana mundial de amamentação (1 a 7 de agosto).

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Publicado

19-07-2017

Como Citar

Veneu, F., Rosse, C., & Costa, M. (2017). Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 7(2), 22–33. https://doi.org/10.25757/invep.v7i2.132

Edição

Secção

Artigos