Liderança em Agrupamentos de Territórios de Intervenção Prioritária: Imperativos, contingências e lógicas de acção

Autores

  • Maria de Fátima Chorão Sanches Unidade de Investigação Educação e Formação (UIDEF) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Mariana Dias Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.11

Resumo

Centrado na acção de liderança, este estudo propôs-se identificar as contingências e imperativos inerentes ao processo de implementação do programa TEIP num agrupamento de escolas. Especificamente, pretendeu-se captar a heterogeneidade das lógicas de mudança e identificar modos de apropriação subjectiva da liderança pedagógica e organizacional. Os resultados reforçam a ideia de que implementar um programa novo é construção de complexidade holística, implicando a conjunção integrada de múltiplas estratégias de liderança. Discutem-se os resultados à luz das teorizações iniciais, com relevo para as lógicas de prestação de contas e alguns sinais de „balcanização‟ organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abrantes, P., Leal, T., & Caeiro, T. (2009). Combate ao insucesso escolar em três Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, Relatório Final, Setúbal, Escola Superior de Educação do IPS.

Abrantes, P, Mauritti, R., & Roldão, C. (Coords.). (2011). Projecto Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Lisboa: Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação.

Bacharach, S. B., Bamberger, P., & Sonnenstuhl, W. J. (1996). The organizational transformation process: The micropolitics of dissonance. Administrative Science Quarterly, 41(3), 477-506.

Buchanan, D. A.(1999). The logical of political action: An experiment with the epistemology of the particular. British Journal of Management, 10, 573-588.

Canário, R., Alves, N., & Rolo, C. (2000). Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: Entre a “igualdade de oportunidades” e a “luta contra a exclusão social”. In AAVV, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (pp.139-170). Lisboa, IIE/ME.

Canário, R. (2000). Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: A escola face à exclusão social”, Revista de Educação, 9(1), 15-27.

Canário, R. (2009). Territórios educativos e políticas de intervenção prioritária: Uma análise crítica. Perspectiva, 22(1), 47-78.

Charlot, B.(1994). L’ école et le territoire: Nouveaux espaces, nouveaux enjeux. Paris: Armand Colin.

Correia, J., Cruz, I., Rochex, J., & Salgado, L. (2008). From the invention of the democratic city to the management of exclusion and urban violence in Portugal. In M. Demeuse, D. Frandji, Greger, D., & J. Y. Rochex (Eds.), Les politiques d’éducation prioritaire en Europe: Conceptions, mises en oeuvre, débats. Lyon: Institute National de Recherche Pédagogique.

Costa, J., Liliana S., & Neto-Mendes, A. (2000). Gestão pedagógica e lideranças intermédias no TEIP do Esteiro. In Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (pp. 83-104). Lisboa: IIE/ME.

Crahay, M., Baye, A., Demeuse, M., Nicaise, J., & Straeten, M-H. (2003). L’équité des systèmes éducatifs européens. Liège: Service de Pédagogie Théorique et Expérimentale.

Day, C., Sammons, P., Hopkins, D., Harris, A., Leithwood, K., Gu, Q., Brown E., Ahtaridou, E., & Kington, A. (2009). The impact of school leadership on pupil outcomes. Final Report. Nottingham: National College for School Leadership.

Demeuse, M., Frandji, D., Greger, D., & Rochex, J. Y. (2008). Les politiques d’éducation prioritaire en Europe: Conceptions, mises en oeuvre, débats. Lyon: Institute National de Recherche Pédagogique.

Dias, M. (2013). Education and equality in Portugal: The role of priority education policies. Cypriot Journal of Educational Sciences, 8(1), 132-143.

Hargreaves, D. (1995). School culture, school effectiveness and school improvement. School Effectiveness and School Improvement, 6, 23–46.

Harris, A. (2001). Holding the fort? Leading and improving schools in difficulty. Management in Education, 15(1), 15–26.

James, C., & Connolly, U. (2003). Effective change in schools. London: Routledge Falmer.

Leithwood, K., Jantzi., D., & Steinbach, R. (1999). Changing leadership for changing times. Maidenhead: Open University Press.

Leithwood, K., & Riehl, C. (2005). What we know about successful school leadership. In W. Firestone & C. Riehl (Eds.), A new agenda: Directions for research on educational leadership (pp. 22-47). New York: Teachers College Press.

Lima, J. A. (2008). Em busca da boa escola: Instituições eficazes e sucesso educativo. Gaia: Fundação Manuel Leão.

Lopes, J. T. (2012). Escolas singulares. Estudos locais comparativos. Porto: Edições Afrontamento.

Nicolaidou, M., & Ainscow, M. (2005). Understanding failing schools: Perspectives from the inside. School Effectiveness and School Improvement, 16(3), 229–248.

Rochex, J-Y., & Crinon, J. (2011). (Dir.). La construction des inégalités scolaires: Au coeur des pratiques et des dispositifs d' enseignement. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.

Sanches, M. F., & Dias, M. (2013). Policies and practices of schools in Educational Priority Territories: What sustainability? In A. Brunold & B. Ohlmeier (Eds.), School and community interactions: Interface for political and civic education (pp. 113-127). Wiesbaden: Springer-Verlag.

Sanches, M. F., & Jacinto, M. (2014). Teacher evaluation policies: Logics of action and complex adaptation to school contexts. Procedia-Social and Behavioural Journal, 116, 1201-1210.DOI: 10.1016/j.sbspro.2014.01.3693

Sanches, M. F. (2009). Liderança da escola: Os caminhos transversais da complexidade e da sustentabilidade. In M. F. C. Sanches (Org.), A escola como espaço social: Leituras e olhares de professores e alunos (pp. 95-124). Porto: Porto Editora.

Sanches, M. F. (2007). Liderança dos professores em contexto de comunidades de prática. In F.S. Ramos (Coord.), Educação para a cidadania europeia com as artes, (pp.135-144). Coimbra: Universidade de Granada/Center for Intercultural Music Arts.

Silva, M. S., & Lima, J. (2011). Liderança da escola e aprendizagem dos alunos: Um estudo de caso numa escola secundária. Revista Portuguesa de Pedagogia, 111-142.

Stringfield, S. (1998). An anatomy of ineffectiveness. In L. Stoll & K. Myers (Eds.), No quick fixes: Perspectives on schools in difficulty (pp. 209 – 221). London: Falmer Press.

Torres, L., & Palhares, J. A. (2009). Estilos de liderança e escola democrática. In P. Abrantes (Coord.), Actas do Encontro Contextos educativos na sociedade contemporânea (pp. 123-143). Lisboa: Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia.

Van-Zanten, A. (2001). L’école de la périphérie: Scolarité et ségrégation en banlieue. Paris: PUF.

Downloads

Como Citar

Sanches, M. de F. C., & Dias, M. (2015). Liderança em Agrupamentos de Territórios de Intervenção Prioritária: Imperativos, contingências e lógicas de acção. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 5(1), 19–40. https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.11

Edição

Secção

Artigos