A Metodologia de Trabalho de Projeto na nossa prática pedagógica

Autores

  • Manuel Rangel TANGERINA, EDUCAÇÃO E ENSINO
  • Cláudia Gonçalves TANGERINA, EDUCAÇÃO E ENSINO

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.68

Resumo

Por que razão se tornou a Metodologia de Trabalho de Projeto uma opção de fundo e um foco central do nosso currículo para a Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico? O que nos traz essa metodologia em termos da realização dos nossos
próprios objetivos e da qualidade do ensino que pretendemos promover? Como se enquadra esta metodologia no conjunto de abordagens que utilizamos e na organização geral do nosso currículo?
São estas as principais questões a que o presente artigo – extrato adaptado de uma publicação interna que fizemos – procura dar resposta: num primeiro momento, através de uma reflexão mais teórica; depois, através do relato breve de um projeto concreto, sobre “Os Romanos”, desenvolvido numa sala de crianças de 5 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO, L. G. et al. (1994). A Construção do Currículo na Escola. Uma proposta de

desenvolvimento curricular para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora.

CASTRO, L. B.; RICARDO, M. M. C. (1993). Gerir o trabalho de projeto: Um manual para

professores e formadores. Lisboa: Texto Editora.

COSME, A.; TRINDADE, R. (2001). Área de projeto: Percursos com sentidos. Porto: Edições

ASA.

DEB-ME (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências essenciais”. Lisboa: DEB-ME.

FELIZARDO, Diana (2001). Área de Projeto. Propostas de atividades . 2º e 3º ciclos do Ensino

Básico. Porto: Porto Editora.

FONSECA, V. (1996). Aprender a aprender – A educabilidade cognitiva. Lisboa: Notícias

Editorial.

HELM, J.H.; BENEKE, S. (2005). O Poder dos Projetos – Novas estratégias e soluções para a

educação infantil. Porto Alegre: Artmed.

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. (1998). A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho.

Porto Alegre: Artmed

KATZ, L.; CHARD, S. (1997). A Abordagem de Projeto na Educação de Infância. Lisboa,

Fundação Calouste Gulbenkian.

LEITE, E.; MALPIQUE, M; SANTOS, M. R. (1989). Trabalho de projeto: 1. Aprender por

projetos centrados em problemas. Porto: Edições Afrontamento.

LEITE, E.; MALPIQUE, M; SANTOS, M. R. (1990). Trabalho de projeto: 2. Leituras comentadas.

Porto: Edições Afrontamento.

Sites

http://ecrp.uiuc.edu/ - Early Childhood Research & Practice (ECRP). University of Illinois at

Urbana-Champaign. Dr. Lilian G. Katz and Dr. Jean Mendoza are the editors.

Em espanhol: http://ecrp.uiuc.edu/index-sp.html

http://trabalhodeprojecto.blogspot.com/ - A par e passo … até ao Trabalho de Projeto.

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

Rangel, M., & Gonçalves, C. (2011). A Metodologia de Trabalho de Projeto na nossa prática pedagógica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 1(3), 21–43. https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.68

Edição

Secção

Artigos