Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto

Ana Susana Almeida, Cecilia Aguiar, Ana Isabel Pinto

Resumo


O presente artigo pretende examinar a quantidade, qualidade e adequação dos
comportamentos interactivos das educadoras em salas de creche, em actividades livres e
estruturadas, investigando a sua relação com aspectos de estrutura destes contextos.
Participaram neste estudo 30 responsáveis por salas de creche da Área Metropolitana do
Porto (incluindo 5 auxiliares de acção educativa). Os comportamentos interactivos das
educadoras foram avaliados com a Escala de Interacção Educador-Criança (Farran, & Collins
1995). Os resultados obtidos sugerem que as educadoras exibem maior quantidade de
comportamentos interactivos no decurso de actividades estruturadas (r = .65) e que a
adequação destes comportamentos é superior quando estes profissionais têm bacharelato
ou licenciatura (rь=.57), quando auferem salários superiores (r = .42) e quando despendem
menos horas de trabalho directo com as crianças (r = -.37). A qualidade dos
comportamentos interactivos está relacionada com o salário auferido (r = .43). As
implicações práticas dos resultados obtidos são discutidas com o objectivo de analisar
formas possíveis de alcançar níveis de excelência em contextos de educação de infância.

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DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v2i1.44

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