Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos

Autores

  • Sueli de Lima Faculdade Formação Professores UERJ

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.177

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar contribuições de estudantes de meios populares para a formação do professor da escola básica. O trabalho teve como principal objetivo investigar quais relações os estudantes entre 11 e 15 anos estabelecem com os saberes escolares. Foi desenvolvido com base no pensamento de Charlot (2000), especialmente suas formulações sobre leitura positiva e fracasso escolar. A pesquisa teve como referência metodológica o Grupo Dialogal, que, em muitos aspectos, relaciona-se com o Grupo Focal Kincheloe e Berry (2007), atendendo às exigências éticas instituídas por pesquisadores brasileiros. Foram realizados cinco encontros ao longo de 14 meses. Os campos teóricos foram estruturados em torno dos temas os jovens e o saber, os sentidos do estudar e as práticas pedagógicas. Buscou-se compreender o estudante como sujeito de direito, como parte integrante de um processo e não como alguém que necessita da escola para “tornar-se alguém” (Garcia e Moreira, 2006).  Os resultados nos informam que todas as relações que estabelecem nas escolas são determinantes para suas aprendizagens e que vivenciam experiências contraditórias nas escolas, o que nos levou a questionar as relações entre ensinar e aprender. Estas contribuições foram examinadas em diálogo com Paro (2003) quando debate a naturalização do “fracasso escolar”, e Almeida (2012), que nos questiona quanto à valorização da dimensão pedagógica nas licenciaturas. O trabalho indica duas dimensões que nos desafiam na formação de professores: formar para escolas democráticas e formar professores para não naturalizar o fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

ALMEIDA, Maria Isabel; GHEDIN, Evandro; LEITE, Yoshie. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Liber, 2008.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2009. v.1.e 2.

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. São Paulo, Cortez, 2013.

CHARLOT, Bernard. A relação com o saber nos meios populares. Uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto: Legis, 2009.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DOMINGUES, Isaneide. Grupos dialogais: compreendendo os limites entre pesquisa e formação. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia S. (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flavio (Orgs.). Começando uma conversa sobre currículo. In: GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flavio (Orgs.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2006.

GATTI, Bernadete. Grupo Focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MOREIRA, Sueli de Lima. O sentido da aprendizagem escolar para jovens de meios populares. São Paulo. USP, 2014.

PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar: renuncia à educação. São Paulo: Ed Xamã, 2003.

TORRES, Rosa Maria. Itinerários da educação latino americana. Ed. Artmed, Porto Alegre, 2001.

VALENTINI, Luisa. Um laboratório de antropologia: o encontro entre Mario de Andrade, Dina Dreyfus e Claude Lévi-Strauss (1935-1938). São Paulo: Alameda, 2013.

Downloads

Publicado

28-03-2019

Como Citar

Lima, S. de. (2019). Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 100–113. https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.177

Edição

Secção

Artigos