Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS

Autores

  • Alvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
  • Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ e SENAI-RJ
  • Thiago Branãs de Melo Instituto Federal do Rio de Janeiro – campus São Gonçalo
  • Márcia Bengio de Albuquerque Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v7i2.127

Resumo

Este artigo apresenta a trajetória de um grupo de pesquisa que norteia suas estratégias a partir da análise da pesquisa internacional do PIEARCTS, que identifica as crenças, atitudes e valores de alunos e professores acerca da natureza da ciência e da tecnologia. O resultado da pesquisa exigiu um plano de ação que se desdobrou em várias estratégias, que começaram com a ampliação da pesquisa, passando pelo desenvolvimento de materiais de apoio, proposição e implantação de políticas educacionais e intervenções escolares, com o objetivo de contribuir para um ensino de ciências que possibilite ao cidadão seu empoderamento e a participação social na tomada de decisões sobre ciência e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, M. V. F., & Chrispino, A. (2012). A utilização de filmes de ficção científica como motivadores de discussões sobre a tomada de decisões em assuntos relacionados aos impactos do desenvolvimento científico-tecnológico na sociedade. Anais do VII seminário Ibérico/III Seminário iberoamericano de CTS em la enseñanza, 1. p. 1-9. Madrid: CTS.

Aguiar, M. V. F., & Chrispino, A. (2012). A utilização de filmes de ficção científica como motivadores de discussões sobre a tomada de decisões em assuntos relacionados aos impactos do desenvolvimento científico-tecnológico na sociedade. In CTS (Ed.), Anais do VII Seminário Ibérico/III Seminário Iberoamericano de CTS em la enseñanza (vol. 1, pp. 1-9). Madrid: CTS.

Aikenhead, G. S. (2003). STS Education: A rose by any other name. In R. Cross (Ed.), A vision for science education: Responding to the work of Peter J. Fensham. New York: Routledge Falmer.

Aikenhead, G. S. (2005) Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): Una buena idea como quiera que se le llame. Educación Química, 16(2), 304-315.

Antonioli, P. (2012). Atitudes, valores e crenças de alunos do ensino médio em relação à ciência e tecnologia. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Antonioli, P., Chrispino, A., Vázquez Alonso, A., & Manassero Mas, M. A. (2012). Avaliação das atitudes das duas culturas em relação à aprendizagem da ciência. Revista Iberoamericana de Educación, 58, 151-166.

Antonioli, P., Chrispino, A., Vazquez Alonso, A., & Manassero Mas, M. A. (2011). Atitudes em relação à ciência e a tecnologia de alunos de uma instituição tecnológica brasileira. In ABRAPEC (Ed.), Atas do VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1-8). Rio de Janeiro: ABRAPEC.

Antonioli, P., Chrispino, A., Vázquez Alonso, A., & Manassero Mas, M. A. (2012). Atitudes de professores e alunos de uma instituição tecnológica brasileira sobre tecnologia. In CTS (Ed.), Anais do VII Seminário Ibérico/III Seminário Iberoamericano de CTS em la enseñanza (vol. 1, pp. 31-42). Madrid: CTS.

Barros, R. T. D. (2013). CTS no Ensino Médio: Contribuições de uma disciplina para uma percepção mais humanística da Ciência. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Barros, R. T. D., & Chrispino, A. (2013). CTS no Ensino Médio: Contribuições de uma disciplina para uma percepção mais humanista da Ciência. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, 3560-3565.

Bauchspies, W.K., Croissant, J., & Restivo, S. (2006). Science, Technology, and Society: A sociological approach. Oxford: Black Well Publishing.

Belmino, H. D. P. (2010). A construção de uma disciplina CTS. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Bennássar, A. y otros (coords.) (2010). Ciencia, tecnología y sociedad en Iberoamérica: Una evaluación de la comprensión de la naturaleza de ciencia y tecnología. Madrid: Centro de Altos Estudios Universitarios (caeu) de la oei. Disponible en: www.oei.es/salactsi/DOCUMENTO5vf.pdf.

Böck, B. S. (2015). Ciência, tecnologia e sociedade e a construção social da tecnologia no Brasil: Uma representação por análise de redes sociais. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Böck, B. S., & Chrispino, A. (2014). Participação social nas decisões tecnocientíficas: Percepção de educandos. In Atas do IV Seminario Iberoamericano CTS (vol. 14, pp. 118-125). Medelin: Universidade de Antióquia.

Bonfim, M. A., Matta, R., & Chrispino, A. (2014). Concepções a respeito da motivação dos cientistas: Uma análise sobre as crenças de professores e alunos do CEFET-RJ através do PIEARCTS Atas do IV Seminario Iberoamericano CTS (vol. 14, pp. 94-101). Medelin: Universidade de Antióquia.

Carneiro, M. E. C. (2014). Técnica de Controvérsia aplicada ao tabagismo. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Carvalho, T. R., & Chrispino, A. (2013). Uma concepção humanista e a abordagem CTS: Contribuições para a formação de profissionais de ciência e tecnologia. Enseñanza de las Ciencias, v.extra, 715-719.

Cavalcanti, D. B., & Chrispino, A. (2011). Projeto PIEARCTS: O método científico na visão de alunos e professores. In SNEF (Ed.), Atas do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus: SNEF.

Chaves, A. L. R. (2010). Uma experiência de CTS em sala de aula: A internacionalização da Amazônia. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Chaves, A. L. R., & Chrispino, A. (2009). Uma experiência de CTS em sala de aula: A internacionalização da Amazônia. In ABRAPEC (Ed.), Anais do VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (vol. 1, pp. 1-13). Florianópolis: ABRAPEC.

Chaves, A. L. R., & Chrispino, A. (2012). Uma experiência em CTS em sala de aula: A internacionalização da Amazônia. Amazônia (UFPA. 2004), 9, 122-140.

Chrispino, A. (2009). O enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade e seus impactos no ensino. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), 10, 7-17.

Chrispino, A. (2010). O uso do enfoque CTS por professores do ensino médio da rede oficial do estado do Espírito Santo: Primeiros resultados. In UnB (Ed.), Anais do II seminário Ibero-americano de Ciência-tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. Brasília: UnB.

Chrispino, A. (2013). O uso do Enfoque CTS e controvérsias tecnocientíficas por professores do ensino médio: Um exemplo da capacitação em serviço em grande escala. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, 914-918.

Chrispino, A. (2015). Introdução ao Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade na educação e no ensino. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, Notas de Aula, mimeo.

Chrispino, A., & Belmino, H. (2009a). Analise Preliminar do PIEARCTS no Rio de Janeiro: O Exemplo do Conceito de Tecnologia. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, 2991-2995.

Chrispino, A., & Belmino, H. (2009b). Conceptions of technology from the PIEARCTS preliminary analisys in Rio de Janeiro. Revista de Educacion de las Ciencias, 10, 78.

Chrispino, A., Lima, L. S., & Albuquerque, M. B. (2013). Vendo CTS como rede: As publicações mais prestigiadas no Brasil. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, 919-923..

Chrispino, A., Lima, L. S., Albuquerque, M. B., Silva, M. A. F. B., & Freitas, A. C. C. (2013). A área CTS no Brasil vista como rede social: Onde aprendemos? Ciência & Educação, 19, 455-479.

Cutcliffe, S. H. (2003). Ideas, máquinas y valores: Los estudios de ciencia, tecnología y sociedad. Barcelona: Anthropos.

Fernandes, M. C. D. S. (2011). O que pensam sobre C&T os que produzem C&T: Um estudo de caso sobre Farmanguinhos. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Fernandes, M. D. S., & Chrispino, A. (2010). Alfabetização Científico-Tecnológica: Elementos para um protagonismo político em C&T. In UTFPR (Ed.), Atas do II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (vol. 1., pp.1-21). Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Ferreira, C, J. (2013). Crença em ciência e tecnologia: Estudo do impacto de material de ensino CTS em curso de EAD. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Fontes, A., & Cardoso, A. (2006). Formação de professores de acordo com a abordagem Ciência/Tecnologia/Sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 5(1), 15-30.

Freitas, R. D. O. (2011). O uso de uma controvérsia sócio-científica em escolas públicas do Rio de Janeiro. Dissertação (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Johnson, D. R., & Johnson, R. T. (2004). Como reducir la violência em las escuelas. Buenos Aires: Paidós.

Magalhães, S. I. R., & Tenreiro-Vieira, C. (2006). Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico. Um programa de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, 19(2), 85-110.

Martín Gordilho, M. (2003) Metáforas y simulaciones: alternativas para ladidáctica y la enseñanza de las ciencias. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2(3), 377-398.

Melo, T. B. (2012). As contribuições do enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica para a concepção de não neutralidade dos modelos matemáticos em atividades no ensino médio. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Melo, T. B., & Chrispino, A. (2014). Ideologia da certeza matemática: Contribuições reflexivas de enfoque CTS. Revista Ciências & Ideias, 5, 100-119.

Membiela, P. (1995). CTS en la enseñanza-aprendizaje de lãs ciências experimentales. Didactica de lãs ciências experimentales, 3(2), 7-12.

Membiela, P. (2001). Una revision del movimento CTS en la enseñanza de las ciencias. In P. Membiela (Ed.), Enseñanza de las ciencias desde la perspectiva ciencia-tecnologia-sociedad – Formación científica para la ciudadania (pp. 91-103). Madrid: Narcea.

Moreira, C. S. D. R. (2014). Experimentação animal da discussão CTS em curso profissionalizante: Um estudo de caso. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Moreira, C. S. D. R., & Chrispino, A. (2014). Experimentação animal em curso profissionalizante: Um estudo de caso em contexto CTS. In Atas do VIII Congreso Internacional Didacticas de lãs Ciencias.

Oliveira, F. S. D. (2015). A percepção de ciência e tecnologia na vida diária de professores e alunos do sistema Colégio Militar do Brasil: Subsídios para implantação do currículo por competência. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Oliveira, F. S., & Chrispino, A. (2014). O ensino de ciências e a vida diária no enfoque CTS: Um estudo de caso do ensino médio no Sistema Colégio Militar do Brasil In Atas do IV Seminario Iberoamericano CTS (vol. 14, pp. 432 - 440). Medelin: Universidade de Antióquia.

Paiva, D. (2012). As contribuições de temas socioambientais para a aprendizagem de matemática, sob os enfoques CTS, Educação Matemática Crítica e Educação Ambiental. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Pedretti, E., & Nazir, J. (2011). Currents in STSE education: Mapping a complex field, 40 years on. Science Education, 95(4), 601-626.

Reis, P. R. D. (2008). A escola e as controvérsias sociocientíficas: Perspectivas de alunos e professores. Lisboa: Escolar Editora.

Silva, H. R., Antonioli, P., & Chrispino, A. (2011). O uso da ciência e tecnologia na solução de problemas do cotidiano. In ABRAPEC (Ed.), Atas do VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (vol. 1, pp. 1-10). Rio de Janeiro: ABRAPEC.

Silva, M. A. F. B. D. (2012). O conceito de tecnologia a partir das pesquisas do PIEARCTS. (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Silva, M. A. F. B., & Chrispino, A. (2010). O conceito de tecnologia e o ensino de Engenharia. In ABENGE (Ed.), Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Fortaleza: ABENGE.

Silva, M. A. F. B., & Chrispino, A. (2014). A pesquisa do PIEARCTS como apoio na construção da disciplina Construção Social da Ciência e da Tecnologia. In Atas do IV Seminario Iberoamericano CTS (vol. 14, pp. 421-427). Medelin: Universidade de Antióquia.

Silva, M. A. F. B., Chrispino, A., & Vazquez Alonso, A. (2011). Crenças e valores de professores e estudantes de engenharia sobre decisões morais com enfoque CTS. In ABENGE (Ed.), Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Blumenau: ABENGE.

Solbes, J., Peña, A. V., & Gil, D. (2001). Formación del profesorado desde enfoque CTS. In P. Membiela (Ed.), Enseñanza de las ciencias desde la perspectiva ciencia-tecnologia-sociedad – Formación científica para la ciudadania (pp. 163-175). Madrid: Narcea.

Solbes, J., & Vilches, A. (2002). Visiones de los estudiantes de secundaria acerca de lãs interacciones Ciencia, Tecnología y Sociedad. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciencias. 1,(2), 80-91.

Vázquez Alonso, A., Manassero Mas, M. A., Porro, S., Vallés Rapp, C., Chrispino, A., Maciel, M. D., & Sepini, R. P. (2013). Investigaciones cooperativas iberoamericanas sobre ciencia-tecnología-sociedad. Dos proyectos ejemplares sobre evaluación y enseñanza de temas concretos de ciencia-tecnología-sociedad. Revista Iberoamericana de Educación, 61, 77-95.

Vieira, R. M., & Martins, I. P. (2005). Formação de professores principiantes do ensino básico: Suas concepções sobre ciência-tecnologia-sociedade. Revista CTS, 6(2), 101-121.

Ziman, J. (1980). Teaching and learning about science and society. New York: Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

19-07-2017

Como Citar

Chrispino, A., Silva, M. A. F. B. da, Melo, T. B. de, & Albuquerque, M. B. de. (2017). Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 7(2), 91–115. https://doi.org/10.25757/invep.v7i2.127

Edição

Secção

Artigos