Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica

Autores

  • Lídia Freitas EB1/PE/C de Santana - Edifício Colminho, Rua 2 de Junho de 1564 nº 1, Achada de Simão Alves, 9230 - 081 Santana, Madeira, Portugal
  • Clara Craveiro ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti http://orcid.org/0000-0001-5367-5720

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v8i2.139

Resumo

O presente artigo tem por objetivo constituir um olhar reflexivo sobre um projeto de investigação que desenvolvemos e em que pretendíamos ampliar a compreensão acerca de como poderá a documentação pedagógica, baseada na fotografia e na reflexão sobre os seus significados, constituir um meio potencializador da ação e do desenvolvimento profissional do educador de infância? Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso múltiplo, em que aplicámos as técnicas de análise documental, observação participante, inquérito por entrevista e análise de conteúdo. Neste concluímos que a fotografia pedagógica poderá constituir um meio potencializador da ação pedagógica e do desenvolvimento profissional do educador de infância, dadas as potencialidades encontradas quer para a observação, documentação e divulgação da ação pedagógica, quer para a supervisão, investigação e teorização, as quais são fundamentais para o desenvolvimento profissional.

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Biografia Autor

Clara Craveiro, ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Professora coordenadora da ESE de Paula Frassinetti. Departamento de Formação de Professores.

Doutoramento em Estudos da Criança - Metodologias e Supervisão em Educação de Infância

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Publicado

24-09-2018

Como Citar

Freitas, L., & Craveiro, C. (2018). Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 8(2), 98–114. https://doi.org/10.25757/invep.v8i2.139

Edição

Secção

Artigos