EDITORIAL
DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.197
Marina
Fuertes
O presente número da revista inclui artigos nacionais e brasileiros, bem como uma diversidade de contributos desde artigos de ciência fundamental, investigação emergente das práticas e artigos de análise de instrumentos de avaliação/reflexão sobre a prática educativa.
O papel do ensino superior integra três grandes missões: qualificação das futuras gerações profissionais, produção de conhecimento e atividades de desenvolvimento social. Estes aspetos estão interrelacionados e afetam-se mutuamente. Com efeito, a produção de conhecimento através da atividade de investigação que deve reunir docentes, discentes, convidados e comunidade educativa sustenta a qualidade da formação no ensino superior.
Haverá ensino superior sem investigação científica? E sem docentes envolvidos em projetos científicos que estimulem a qualidade dos cursos, das unidades curriculares e da formação pessoal e profissional os estudantes? Que atualidade e pertinência teria o conhecimento transmitido sem um suporte científico?
O papel do docente não é meramente transmitir conhecimento, mas expor os alunos ao método científico, oferecer oportunidades de criticamente observar o que o rodeia, questionar, levantar hipóteses, testar ideias, conceber novas soluções, ser ativo e construtivo no seu processo de aprendizagem contribuindo para o avanço do conhecimento em geral. Assim, as instituições de ensino superior são cada vez mais desafiadas a realizar investigação e a transferir conhecimento para a sociedade, pondo-se ao serviço do desenvolvimento e do bem comum. Valerá a pena não esquecer!
A revista da Investigação às Práticas tem esse desígnio e procura contribuir para esse processo com a publicação de investigação produzida em diferentes campos por profissionais, docentes, investigadores e estudantes, como é o caso deste número.